segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Atitudes inconvenientes




Texto: Luiz Gonzaga Godoi Trigo, 2015.

Vivemos em tempos de intolerância, ódios e ressentimentos que se expressam pelos espaços reais ou virtuais de nossas vidas.  Discussões políticas, religiosas, culturais e sociais envolvem pessoas e grupos em debates nem sempre profundos e edificantes. Isso é importante para uma criação de consciência cidadã e democrática mas todo debate deve ser inserido em um contexto amplo e baseado em fatos ou conceitos bem estabelecidos. Ser bem fundamentado, educado, atencioso e ético, tudop isso é a base de um marketing pessoal sólido.

Outra exigência importante é evitar certas atitudes que são desagradáveis e atrapalham a convivência. Abaixo apresento uma lista dessas chatices. Uma primeira versão dessa lista foi publicada, há alguns anos, no site da Hotelier News, tendo sido atualizada e editada. Mas você pode adicionar outras chatices, jequeiras e inconveniências.
 Gritar com os outros...

Pequena lista de atitudes inconvenientes:

Entrar em salas VIP sem ser credenciado ou convidado;

Abusar da hospitalidade das pessoas em refeições, hospedagem, favores etc.;

Beber demais em festas familiares, sociais ou corporativas;

Não se vestir adequadamente para as diversas ocasiões;

Atender celular em reuniões, palestras, ofícios religiosos, cinemas, teatros, shows etc.;

Ficar despachando ou escrevendo no blackberry ou no computador durante reuniões e eventos formais onde se espera a atenção das pessoas;

Fazer ruídos com a boca (arrotar, chupar dentes, cochichar demais etc.) em reuniões, cerimônias e lugares públicos;

Jogar no celular à mesa, ignorando os colegas;

Falar demais;

Falar alto demais;


Cheiros excessivos e invasivos (mau hálito, suor, perfume forte...);

Dirigir o carro nas faixas da esquerda em velocidade menor à permitida;

Abrir bolsas, carteiras, gavetas, armários ou geladeiras dos outros sem autorização;

Bater no calcanhar dos outros com carrinho de supermercado;

Encontrar alguém que não vê a muito tempo e exclamar: “Nossa, como você está acabado(a)!!!”. Ou na versão, “Nossa, como você engordou!”; ou ainda "Mas como você emagreceu, está bem mesmo?"

Fazer reunião ou ajuntamento para conversar no meio do corredor, de escadas ou em frente a portas e acessos para algum outro lugar;

Vendedor insistente que pressiona a gente a comprar o que não gostou ou não quer por algum motivo;
 

Manobrista que desregula tudo do seu carro no estacionamento (retrovisor, banco, ajuste da direção...);

Passear com cães sem coleira ou deixá-lo em casa sozinho, latindo e incomodando os vizinhos;

Não limpar a sujeira do animalzinho nas ruas, praças e locais públicos;

Furar fila;

Ficar conversando ou demorar a escolher a comida nos bufês enquanto a fila aumenta;
 

Mandar correntes ou mensagens tolas (reclamações, mensagens políticas, religiosas ou particulares) pela Internet. Bom humor é legal, desde que em volume razoável;

E-mails desnecessariamente longos ou detalhados em excesso;

Mandar arquivos pesados pela Internet, especialmente sem necessidade ou fora do campo profissional. Os Correios e transportadoras continuam a transportar objetos e coisas volumosas;

Ser chato discutindo política, esporte ou religião abusadamente nas redes sociais;

Aproveitar o espaço para perguntas em palestras para falar demais de si mesmo ou de suas ideias fazendo quase outra palestra. O espaço é para perguntas ou comentários rápidos;

Telefonar para as pessoas em horas tardias ou muito matinais;

Oferecer de porta em porta propaganda comercial, política ou religiosa, especialmente logo cedo e nos finais de semana;

Propaganda feita com carros de som pelas tranqüilas ruas de bairros à tarde, nos finais de semana e feriados;

Som extremamente alto do carro para os outros saberem do gosto (em geral estragado) do ouvinte;

Telemarketing. Em geral o ápice das inconveniências.

 E finalmente...



Lista dos males corporativos que comprometem uma estrutura e suas equipes:

Não são apenas as atitudes individuais que atrapalham o bom relacionamento e convivência. Instituições possuem carências e defeitos que bloqueiam ou comprometem suas operações, atividades e planejamentos. Algumas delas são:

culturas cristalizadas; 

rivalidades históricas entre facções ou pessoas;

engessamento jurídico-político e obstruções legais ou burocráticas;

resistências à críticas, mudanças e abertura a novas idéias;

hermenêutica cristalizada em dogmas; 

preconceitos dos mais diversos tipos; 

ignorância dos elementos inovadores e transformadores; 

estruturas hierarquizadas onde os chefes se  julgam superiores a tudo e a todos; 

cinismo, hipocrisia e arrogância; 

bajulação extremada; 

irresponsabilidade fundada em relações perversas de dominação; 

insegurança; 

patrulhamento ideológico e metodológico; 

suscetibilidades pessoais e profissionais; 

neuroses descontroladas; 

argumentos emocionais fundamentados no medo ou na covardia.
  
Tudo isso traz prejuízos, desencontros, conflitos e, muitas vezes, desastres.

Vale. A empresa mais inconveniente e anti-ética de 2015.

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