sexta-feira, 14 de novembro de 2014

3º ISITH - Seia, Portugal



Estou de volta à Lisboa e em breve retorno ao Brasil. Aqui deixo algumas impressões sobre como foi o Simpósio Internacional de Inovação em Turismo e Hotelaria (ISITH), na Escola Superior de Turismo e Hotelaria de Seia. Deixo meu agradecimento pelo convite e hospitalidade à Profa. Anabela Oliveira de Naia Sardo (Diretora) e ao Prof. Antonio Manuel da Silva Melo (Subdiretor). Na pessoa do amigo Prof. Manuel Salgado, cumprimento os colegas docentes da Instituição e agradeço todo o apoio que tive, inclusive dos funcionários, além de poder conversar bastante com os alunos e alunas dessa unidade educacional, pertencente ao Instituto Politécnico da Guarda.


A escola possui cerca de 400 alunos e está localizada em um local com muito verde, em uma das encostas que fazem parte do complexo geológico da Serra da Estrela, o ponto mais elevado de Portugal (no topo da Serra da Estrela, são 1.993 metros de altitude). 


Foram dois dias de palestras, apresentações de trabalho e atividades gastronômicas.


O Prof. Manuel Salgado (à direita) coordena a apresentação dos Profs. Manuel Martinez Carballo e Eduardo Guillén, da Universidad de Coruña (Galícia, Espanha). 


Com a Diretora, Profa. Dra. Anabela Sardo, em jantar na Sala Gastronômica Cabeço das Fragas, em uma das encostas da serra.


Nesse jantar estava também o colega da Universidade Anhembi-Morumbi, Prof. Luiz Araújo (centro), nessa foto, ao lado do Prof. Antonio Melo, o Subdiretor da ESTH.


A adega é parte fundamental de qualquer bom restaurante europeu. 


Boa parte do grupo foi ao jantar e posou para essa foto comemorativa após termos degustado preciosidades locais, inclusive os bons vinhos.


Vista de uma das salas da ESTH, que se debruça em um dos vales. O outono português é um pouco mais frio e saboroso nessa região.


O Prof. Pál Gubán, da Hungria, com as Profas. Maria del Carmen (ESTH) e Mercedes Aznar (Espanha).


Esse foi um dos almoços servidos na cantina da Escola: saladas, sopa, croquetes de carne, risolis, pastel de camarão, arroz de pato, frutas e doces, além dos vinhos. Isso que é cantina acadêmica de prestígio. Aliás, isso é questão de honra nas boas escolas de turismo e hospitalidade portuguesas. Lembrou os almoços servidos no restaurante da Universidade de Aveiro ou, no Brasil, os restaurantes e hotéis-escola do Senac e os eventos da Universidade Anhembi-Morumbi de São Paulo. Precisamos urgentemente de cursos completos de hotelaria e gastronomia na USP (mas a disciplina de gastronomia do Prof. Yasoshima arrasa com seus exercícios degustativos).


Fernando Magalhães é graduado em filosofia, Diretor de Recursos Humanos do Vila Galé Hoteis e fez uma ótima palestra sobre como os novos (e antigos) profissionais devem se portar no mundo do trabalho. Com muita sinceridade, competência e objetividade Fernando foi no nervo dos problemas que ocorrem em Portugal. Aliás, tudo o que ele disse serve para o Brasil.


Fernando apontou as responsabilidades dos empresários...


... dos estudantes e das escolas de formação, sejam técnicas, tecnológicas ou universitárias.


José Manuel  Esteves, Diretor Geral da AHRESP (Associação de Hotelaria e Restauração e Similares de Portugal), continuou a por o dedo nos nervos sensíveis da área. O site da associação é:

http://www.ahresp.com/  


Fez críticas pontuais ao governo português e às taxas elevadas do setor de alimentação (restauração); apontou o modelo alemão de formação profissional como ideal para toda a Europa, inclusive Portugal. Isso não significa que a formação profissional local seja ruim, mas que pode ser melhorada e incrementada com métodos mais eficientes.


Sua análise dos cenários futuros tem a ver com a Europa, mas também com outros lugares do mundo como o Brasil.  O painel também teve a presença da empresária Claudia Cruz, com longa experiência hoteleira em Portugal e no México, atualmente trabalhando com fornecimento de amenities para o setor de hospitalidade. Claúdia complementou as considerações e recomendações profissionais.


Na última noite do evento foi realizado um jantar solene, com a participação de representantes da comunidade de Seia e da Guarda, professores, alunos premiados durante os trabalhos e funcionários da ESTH. Os vinhos e a jurupinga (um vinho licoroso mesclado com aguardente vinícola) foram generosos e oferecidos por consultores ligados à Escola.

O chef e sua equipe de jovens aprendizes fez a apresentação do vasto cardápio e todos foram efusivamente aplaudidos ao final do jantar.


 Além de estudarem turismo, lazer e hospitalidade, a malta sabe de música e cantos. A apresentação dos estudantes foi mais um momento solene do jantar.


Cá estou entre o Prof. Melo e a Profa Anabela Sardo.  Ao lado está a vice-prefeita de Seia. Como Chair do Seminário, fiz os agradecimentos e as considerações sobre os laços, afetos e outras boas características que unem Brasil a Portugal, sendo a lusofonia um dos nossos grandes patrimônios comuns.

Um abraço à todos os colegas docentes, aos funcionários e estudantes da ESTH de Seia. Até a próxima, em Portugal, no Brasil ou em algum lugar deste vasto mundo. 


Nenhum comentário: