segunda-feira, 11 de novembro de 2013

Curso de Turismo da ECA-USP: 40 anos

Foi durante a VIII Semana de Turismo da Escola de Artes e Comunicações da USP, no dia 7 de novembro de 2013, no auditório István Jancsó, da belíssima Biblioteca Brasiliana (já fiz uma postagem a respeito), Cidade Universitária, que os 40 anos do curso de turismo foram comemorados.



O tema desse ano foi Copa do Mundo FIFA 2014: o jogo fora de campo, em virtude da proximidade desse megaevento que promete marcar a história do país, pelos bens e pelos males causados. Mas isso é outra história que será escrita nos próximos meses.






Alguns dos clássicos do curso de Turismo da ECA reuniram-se para relembrar e trocar ideias - e risadas, emoções e impressões - sobre essas décadas. Mário Beni (esquerda) e Mário Jorge Pires ...




... compareceram. Célia Dias, Dóris Ruschmann e Mirian Rekowski se reencontraram para trocar seus ótimos humores e sagacidades sobre a situação do turismo uspiano, nacional e planetário.


Alunos e alunas da ECA organizaram o evento e reuniram os atuais docentes com os que já se aposentaram, mas que continuam a colaborar em vários momentos e lugares.



Dóris, Célia, Beni, Olga Tulik e eu, em uma foto razoavelmente rara nos dias atuais, pois apenas Célia e eu ainda estamos na USP (os outros se aposentaram e curtem a vida em várias atividades pelo país). 


Mirian e Débora Braga, a coordenadora do curso de Turismo da ECA, são colegas, mas no passado Débora foi sua aluna.



Teve bolo, salgadinhos e refris. Mas depois do evento alguns mestres se acabaram numa balada animal (não fui porque viajei para o interior, mas me contaram que foi cool...).


Olga Tulik e Mário Beni formam parte das vertentes originais do turismo acadêmico brasileiro. Ausências sentidas foram a saudosa Sarah Bacal e Renê Correa do Nascimento, saudosos mestres lembrados durante as cerimônias festivas.   


Beni foi o primeiro a falar sobre suas reminiscências, aventuras e saudades.


Depois, cada um na mesa pode relembrar e contar para a plateia, algo da história do curso. Em primeiro plano, Karina Solha, ex-aluna e hoje professora da ECA.


As novas gerações conviveram com o passado, com a finalidade de curtir o presente e traçar seus planos para um futuro mais desafiador.


A Editora Aleph, grande apoiadora da área acadêmica do turismo nacional, esteve presente com seus livros cujos autores também são da EACH, a parceira-irmã uspiana, que abriga o curso de Lazer e Turismo na USP-Leste. EACH e ECA trabalham juntas em vários projetos e em breve teremos novidades.


Essa foto é histórica. Mirian Rejowski foi aluna da primeira turma de turismo da ECA. Única aluna, na verdade, pois só ela se graduou. E a Célia Dias (direita), foi a única aluna graduada da segunda turma. Hoje dão professoras da casa (Mirian se aposentou, mas está na Universidade Anhembi-Morumbi, representa a área na CAPES e no CNPq, além de viajar para palestras, bancas e consultorias acadêmicas.  



Assim foi a noite. A próxima efeméride turístico-uspiana será em 2015, por ocasião dos primeiros dez anos do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP.  Mas antes ainda comemoraremos outras coisinhas mais...  Nos aguardem.

Nenhum comentário: