domingo, 20 de outubro de 2013

X ANPTUR - Os outros dias

Foi uma semana cheia de encontros, compromissos, palestras, conversas, risadas e trocas de informações, no X Seminário Anual da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo (ANPTUR). Um monte de gente postou fotos e comentários no facebook e o site da Universidade de Caxias do Sul acompanhou algumas programações, mas aqui ficam algumas fotos exclusivas capturadas nos dias e noites do evento. São pessoas, nas situações cotidianas do evento. Ano que vem o agito será em Fortaleza, Ceará, sob os auspícios alvissareiros de Fábio Perdigão e Luzia Neide Coriolano. 
 
 






Faltaram as bandeiras da Grécia e dos Estados Unidos, mas os dois países mais representados (Reino Unido e Portugal) marcaram a constante internacionalização do  Seminário.



Karina Solha (USP), Miguel Bahl (UFPR). Ada Dencker (UAM e Pesquisadora Emérita, homenageada neste ano), Susana Gastal (UCS e Pesquisadora Destaque de 2013), Eduardo Yázigi (USP) e Isabel Baptista (Universidade Católica de Portugal). Ao fundo, Maria Luiza Baptista, nova professora da UCS. Uma equipe experiente, com várias formações e enfoques sobre o turismo, garantindo o pluralismo nas pesquisas e publicações.



Francisco dos Anjos (Univali-SC) é o novo presidente da ANPTUR para o período 2013-1015, substituindo Elizabeth Wada (UAM).



Como desenvolver a criatividade? John Tribe (University of Surrey, UK) deu algumas dicas instigantes. Todas envolvendo raciocínio, imaginação, memória, muitas experiências e mente aberta.




Rosana Mazzaro (UFRN) moderou a palestra de Tribe. Ele é ainda o editor do Annals of Tourism Research, uma das publicações mais descoladas e reconhecidas da área. 



Mirian Rejowski, aposentada da USP e atuando no mestrado de hospitalidade da Universidade Anhembi-Morumbi (SP), é a representante da área de turismo na CAPES e no CNPq. Moderou mesas, situações e diálogos ao longo do  evento.




Luiz Octávio Camargo (USP e UAM) ao lado de Maru Moesch (UnB), ambos prestando atenção no painel que reuniu Isabel Baptista, Keila Mota e eu.



Susana Gastal (UCS) e Miguel Bahl (UFPR), em plena seção para curtir as palestras internacionais.



O professor Eurico de Oliveira Santos (UCS), foi da equipe que ficou encarregada de atender as necessidades e anseios dos convidados. Amigo de longa data, pusemos a conversa em dia.





O auditório da UCS onde aconteceram as palestras de abertura (John Tribe) e encerramento (Dimitrios Bouhalis).



Bouhalis falou sobre as novas tecnologias sob a visão do marketing e das novas possibilidades de negócios.Tribe e ele tiveram enfoques diferentes sob a problemática do turismo, possibilitando um grande campo de discussão a respeito.  


Keila e Marie, no ônibus, a caminho de uma das festas regionais.




Pedro (UCS), Miguel (UFPR) e Renan (UCS).  O professor Pedro e o mestrando Renan também ficaram responsáveis por nos atender com a hospitalidade e atenção características dos nossos eventos. 


Airton Cavenaghi (UAM) e Márcia Capellano dos Santos (UCS), no jantar regional.



Panosso (USP), Rosana (UFPR) e eu nos divertimos com a festa, o vinho, as carnes e as piadas contadas à noite, pelas festas sob a lua quase cheia.



Paulo Pires (Univali-SC) e Margarita Barretto (FURB-SC), acharam muita graça no cardápio do austero a nada simpático bar do hotel. Bem, acho que não foi exatamente no cardápio...




Vanerão rolou solto à noite.



Luzia Neide (UECE) mostrou que uma prenda cearense nada deve à uma gaúcha e soltou o passo pelo salão. Se ela escreve bem, pois dança com igual desenvoltura. 



Com Carlos Tomelin (Univali-SC) e Panosso, no lançamento dos nossos livros.



Foram vários lançamentos cujos exemplares, no geral, se esgotaram nas mãos ávidas dos mestrandos, doutorandos e pesquisadores já titulados que aproveitaram para atualizar conteúdos e métodos.



Nenhum comentário: