domingo, 7 de abril de 2013

Museu do Misticismo em Ávila, Espanha





Na cidade murada de Ávila, Espanha, há um museu do misticismo que é bancado pela municipalidade e teve apoio de vários estudiosos para sua implementação.



 Nas  muralhas está uma placa de bronze com os nomes dos grandes místicos cristão, judaicos e muçulmanos que fizeram de Ávila seu lar de meditação e aprofundamento ascético. Santa Tereza, a primeira mulher a ter o título de doutora da Igreja Católica e São João da Cruz, outro  mistico com o título de doutor eclesial, são as figuras mais famosas da cidade. Por ali também passou São Francisco de Bórgia (o terceiro superior dos jesuítas). Aliás, Santo Inácio de Loyola, o fundador da Companhia de Jesus, teve muita influência junto aos seus contemporâneos e doutos santos. 

Com essa história rica em ascese espiritual, nada mais propício que Ávila abrigue um espaço de interpretação mística, mas algo bem descolado e aberto a pessoas de todos as crenças e estilos.



O "museu" é um espaço minimalista, com arquitetura moderna, sem ícones ou estátuas explicitamente religiosas. Possui alguns poucos símbolos, grandes áreas vazias, textos curtos nas paredes austeras e luzes, sombras e formas sutis.

Adorei a poesia do místico muçulmano, Ibn’ Arabi, de Múrcia, que simplesmente diz:

Mi corazón abarca todas las formas,

Contiene um prado para las gacelas,

Y um monastério para los cristianos.

Hay um templo para los idolatras

Y um santuario para los peregrinos.

Em él está la tabla de la Torá

Y el libro del Corán.

Yo sigo la religión del amor

Y voi por qualquier caminho

Para donde me lleve el camello.

Esta es la verdadeira fe,

Esta es la verdadeira religión.”








Na entrada do espaço há um jogo de palavras prováveis que nos acometem quando pensamos em algo místico. Pode-ser agregar outras palavras e sentimentos...



Essa é a vista que se tem do vale localizado atrás das muralhas. O museu fica ali perto, entre as muralhas e os balaústres de ferro que nos separam das suaves profundezas geológicas da cidade. Profundezas radicais, só mesmo no fundo da alma que vislumbra o universo.


Quem quiser saber mais, consulte o  site do Centro de Intepretação do Misticismo:

http://www.avilamistica.es/interpretacion/

Nenhum comentário: