domingo, 2 de dezembro de 2012

Univali, 15 anos de mestrado Parte II - A festa


Na postagem anterior comentei a pompa da solenidade, a correção do cerimonial e a beleza da cerimônia dos 15 anos do Mestrado em Turismo da Universidade do Vale do Itajaí (Univali-SC). Depois teve o jantar, as conversas, os brindes, risadas e trocas de reminiscências. Essa postagem é sobre a festa.






A solenidade oficial aconteceu no auditório e o jantar no amplo salão. Quem produziu a festa? O curso de Gastronomia da Univali, que tem um complexo de cozinhas pedagógicas, professores descolados, uma história rica de experiências e projetos...





... que lhe garantiu cinco estrelas no ranking do Guia do Estudante. No início da decada de 1990, o Senac São Paulo e a Univali fizeram um acordo de cooperação e professores como José Ruy Veloso Campos e Ronaldo Lopes Pontes Barreto, foram alguns dos colaboradores. Eu comecei a ir para a Univali , dar aulas na especialização e no mestrado, a partir de 1997.





Essa era a mesa que nos aguardava, antes da cerimônia e do jantar. Diz a hospitalidade que convidados chegam com sede e um pouquinho de fome, sendo de boa ética e estética ter algo simples e gostoso para degustar e aplacar, inclusive, a ansiedade pré-ritualística acadêmica.



Um toque de originalidade foram os sousplats (o que se põe embaixo do prato). Eram antigos LPs (para quem é novinho, esse troço era colocado num prato mecânico giratório, uma agulha riscava os sulcos e saía música. Funcionava com eletricidade). Então, de um lado estava o cardápio, na faixa central e do outro a etiqueta original. O meu era do Roberto Carlos.






Beth Wada, Mário Beni e Carlos Tomelin. O jantar estava gostoso, o serviço impecável e tudo bem organizado.





Mário Beni. pensando nas coisas boas da vida...


Parte do time de alunos e professores de Gastronomia que, como todo grande jantar exige, fizeram uma volta olímpica pelo salão sob vivas e aplausos dos satisfeitos convidados.





Como estou de dieta (não radical e só um pouco neurótica), e o chefe Vilmar preparou-me essa taça de frutas vermelhas. Mal sabia ele que é uma das minhas sobremesas prediletas.


E brindamos: Fracisco, Joseldete, Dóris, Marlene, eu, Beth e Beni.






O coordenador Francisco dos Anjos e algumas das alunas do mestrado. É a nova geração de pesquisadoras e educadoras que surgem dos ninhos epistemológicos da pós-graduação brasileira.



Placas comemorativas foram oferecidas a todos docentes que participam ou participaram de sua história acadêmica. Cá estou, em companhia das colegas pesquisadoras, orgulhoso de fazer parte do time.





Estudos teóricos, práticas orientadas, laboratórios bem planejados e equipados, docentes altamente capacitados e motivados, grandes eventos para exercer o domínio profissional equanto aprendizado, ética e ambiente de trabalho franco e saudável. Assim se faz uma boa educação e se consegue bons frutos.








Professores em vários estágios de sua carreira profissional, veteranos e jovens, se encontram na festa, na comemoração do passado com propostas para o futuro...


... mas curtindo profundamente o presente. Nos jardins, uma mesas nos amparam nas conversas soltas da madrugada.


E dali saímos, felizes e contentes. Falei que faço questão de estar nas bodas de ouro do mestrado. Será no ano 2047, marque na agenda.



Nenhum comentário: