sábado, 11 de agosto de 2012

Os rankings e sites descolados de serviços



Preparei um pequeno guia para você consultar informações sobre o mundo empresarial nas áreas de serviços em geral. Aqui estão alguns rankings importantes.


Ranking é uma palavra inglesa que significa uma determinada posição em uma escala de responsabilidade, de qualidade ou de status social. No caso de estipular o lugar de empresas, pessoas ou instituições em uma escala, ranking refere-se a uma hierarquia organizada de acordo com determinados métodos, conceitos e princípios. Há todo tipo de escalas no mundo dos negócios: produtividade, reconhecimento de marcas, celebridades, lucratividade, tamanho, crescimento, perspectivas etc. Os serviços – assim como os produtos – são escalonados cuidadosamente por empresas ou profissionais especializados em análises comparativas. Essa prática, tão usual nos Estados Unidos, chega a vários países do mundo, inclusive ao Brasil. Por exemplo, os periódicos Exame, Valor Econômico, Veja, Época, Guia do Estudante e o Guia 4 Rodas organizam rankings das diversos áreas e especialidades. Se a sua marca ou empresa quiser crescer e tornar-se cada vez mais conhecida ela precisará passar pelo crivo dessas análises. Quem chega ao ápice destaca-se no imenso oceano das coisas comuns ou medíocres. Evidentemente os profissionais responsáveis por essas instituições ou empresas serão os aquinhoados com as glórias geradas pela inserção em um ranking de prestígio. Qualquer profissional sente-se recompensado ao ver sua instituição no topo, seja uma universidade, um banco, uma rede de alimentação ou uma clínica médica.


Separei alguns sites que trazem rankings e artigos importantes sobre o mundo da gestão e dos negócios. Muitos estão em inglês, mas com um nível um pouco além do básico é possível entender e comparar as citações.  Os rankings mais importantes do mundo, com seus respectivos sites, são:

Revista Forbes  -  www.forbes.com
Publica a lista dos homens e mulheres mais ricos do mundo e das empresas mais poderosas.

Interbrandwww.interbrand.com
Publica anualmente o relatório “The best global brands” em cooperação com a revista norte-americana Business Week. É um dos mais importantes rankings ebvolvendo marcas mundiais. É uma referência internacional.

O site www.doingbusiness.org , do Banco Mundial publica um importante ranking econômico de países mais viáveis e acessíveis para se fazer negócios.

O site www.rileyguide.com/busrank.html possui vários rankings publicados por instituições ou periódicos menos conhecidos do grande público, mas com importância relevante no mundo social ou empresarial. O acesso mais fácil a essas publicações é através do site acima indicado. A seguir estão as principais instituições com seus sites genéricos e sua atividade especificada.

O site http://foundationcenter.org lista as 100 maiores e mais importantes fundações dos Estados Unidos. O chamado “terceiro setor”, ou organizações não-governamentais (ou ainda Organizações da Sociedade Civil de Interesse Públiso – OSCIPS) têm uma grande relevância nos países desenvolvidos. As fundações Ford ou Kellog´s, por exemplo, são referência em atendimento às necessidades da sociedade civil organizada.

O site http://quotes.nasdaq.com lista diariamente as 100 ações top de informática ba bolsa de valores Nasdaq (New York). A listagem é em ordem alfabética e não de importância.

Uma lista interessante é a www.inc.com/resources/inc500  . É da revista Inc e traz as 500 empresas norte-americanas de pequeno porte com elevados índices de crescimento, um dado importante para investidores e competidores.

O site www.branhamgroup.com traz as 300 empresas canadenses líderes em ICI (Information and Communications Technology). O setor de tecnologia em informação e telecomunicações é um dos que mais cresce no mundo e o Canadá é um dos países onde esse segmento econômico é dos mais relevantes. O site pede uma inscrição na primeira visita e envia um log in e uma senha para acesso. Todo o processo é rápido e gratuito.



Outros sites importantes para estudos sobre qualidade e serviços:

O site www.entrepreneur.com   reúne informações sobre setores de franquias: automóveis; business services (contabilidade, consultoria, treinamento gerencial etc.); produtos infantis; educação; serviços financeiros (controladoria, impostos, finanças etc.); comida; saúde; artigos domésticos (decoração, reforma, móveis etc.); hotéis e motéis; manutenção (reparos, hidráulica, janelas etc.); pet business (tudo para animais domésticos); serviços pessoais (cabeleireiros, cosméticos, academia, bronzeamento etc.); recreação; varejo; serviços em geral; tecnologia (especialmente em informática); e treinamento.  Esse site oferece um panorama abrangente do que o universo denominado “serviços” pode oferecer em opções profissionais.

O site http://money.cnn.com da rede de televisão norte-americana CNN traz informações econômicas e empresariais organizadas em rankings ou tabelas explicativas.

Para artigos sobre qualidade, a revista Quality Digest Magazine oferece inúmeros textos (em inglês) a respeito no site www.qualitydigest.com .

Um site fundamental é www.deming.org . Deming foi um dos pioneiros em estudos sobre qualidade e fundou esse instituto com seu nome. Informações sobre sua vida, os prêmios concedidos pelo instituo e suas atividades são permanentemente atualizados e complementados.
 
Todos esses sites são amplamente utilizados por empresários, políticos, profissionais, acadêmicos, estudantes e jornalistas interessados em informações precisas, organizadas e atualizadas.  Evidentemente essa pequena lista não esgota o assunto, mas algumas da principais referências internacionais aí estão representadas.


Nenhum comentário: