sábado, 5 de maio de 2012

Virada Cultural 2012 - São Paulo


Sâo Paulo está em noite de lua cheia, clima fresco, sem chuva e o centro lotado de todo tipo de gente que quer curtir o espaço urbano por 24 horas seguidas. É a Virada Cultural, mais de mil eventos e atividades ...


... que envolvem praças, cinemas, teatros, ruas e entidades com o SESC. Essa estátua (acima) de São Paulo é relativamente nova e está na praça da Sé. Um dos dois apóstolos consolidadores do cristianismo (o outro foi Pedro), Paulo dá seu nome a um dos maiores conglomerados urbanos do planeta.

As atividades acontecem nos dias 5 e 6 de maio, das 18h00 às 18h00.

A programação é imensa, pode conferir:
http://www.viradacultural.org/programacao 

No Rio de Janeiro também acontece, nesse final de semana, uma outra grande Virada Cultural. Dose dupla de cultura e fruição urbana.


A lua cheia paira sobre os prédios da avenida São Luís, no centro.


Multidões esperam as comédias stand up, na praça da Sé.


O Páteo do Colégio teve um palco montado em sua área e na frente foi instalado ...


... um espaço para as pessoas sentarem e curtirem as músicas e outras atrações. São mais de cem palcos espalhados pela urbe.


Sem o trânsito de carros, pode-se andar pelas ruas e curtir as fachadas dos prédios antigos ...



... e dos points descolados como a Galeria do Rock, na avenida São João. Amanhã ela abre.


O espaço urbano tomado foi pela cultura, por barracas limpas de comida e bebida, com centenas de banheiros públicos montados (que têm um fedor inenarrável quando se fecha a porta). Mas o importante é a sensação de desfrute dos equipamentos urbanos, mas para o lúdico, para o prazer e para o flanar sem compromisso pelos cantos da cidade.


Cerca de quatro milhões de pessoas curtirão a festa cultural paulistana. Outras tantas curtirão no Rio de Janeiro. Qual parte da frase "a população adora cultura e arte se forem decentemente oferecidas" a sociedade e o poder público ainda não entenderam completamente?

Um detalhe, as atrações começaram no horário marcado. Um avanço imenso em organização, logística e respeito ao público.


Terá também uma Virada Gastronômica, começando à meia-noite com uma galinhada preparada pelo chef Alex Atala, proprietário do D.O.M., o quarto melhor restaurante do mundo que fica aqui em Sampa.
A torre do Terraço Itália, iluminada como sempre, pode ser vista e admirada sem pressa ou apreensão. Milhares de policiais e responsáveis pelos serviços públicos estão a postos na cidade para garantir a segurança e a qualidade da festa.

Amanhã tem mais.

Um comentário:

cidadasilva disse...

Tudo muito bonitinho... pena que seja "pão e circo" somente. Numa das avenidas principais de SP que é a Av. São João, o povo estava lá, mas para ver o que??? Onde estavam os telões que existiram em prefeituras anteriores quando o número de pessoas era grande? O jeito foi refrigerante na mão e bumbum no chão... ouvindo um péssimo som!!! Que pena que estragaram a "Cultural", ficou só a Virada...do sabado para domingo.