quarta-feira, 16 de maio de 2012

INVTUR 2012 em Aveiro, Portugal


A Universidade de Aveiro possui acordos com Dubai, Reino Unido (Bournemouth), Brasil (USP) e outras instituições para organizar, a cada dois anos, o INVTUR, um encontro sobre inovações em turismo.


O evento é realizado no prédio da Reitoria cujas portas envidraçadas deixam entrar a luz deste dia quente e ensolarado, típico da primavera ibérica que promete um verão abrasador.


Cerca de 550 pessoas participam do evento que começou hoje ...


... no auditório principal da Universidade. Sou um dos keynote speakers (conferencistas)  e amanhã falarei à tarde (depois conto sobre o que).


A Universidade se esparrama pelas beiras da ria, um conjunto de canais que formam desenhos líquidos entre o mar e as terras firmes da região.



Mais de sessenta brasileiros(as) estão presentes, inclusive as novas gerações de acadêmicos que estão a cursar mestrado, doutorado ou pós doutorado na Europa, na Oceania ou em outros lugares deste mundo. Os novos docentes e pesquisadores participam com apresentação de trabalhos e fazem contatos com o meio acadêmico internacional. Isso significa um incremento na qualidade do nosso ensino, no Brasil, além de um amadurecimento pessoal (sem contar a diversão) no exterior.



Cá estou com Carlos Costa, o organizador do evento, e com Elizabeth Wada, da Universidade Anhembi Morumbi, de São Paulo e presidenta da ANPTUR.



Mauro Cury (Foz do Iguaçu, PR) e Rosana Mazzaro (Natal, RN) são velhos e bons amigos. Quando a gente se encontra sempre rolam risadas, comentários, trocas de informações e, muito raramente, algumas maledicências internacionais. Se as suas orelhinhas arderam, parabéns, você está na lista de honra...


O almoço é servido em um amplo salão. Na mesa estão Felipa (da organização do evento), Carlos Costa e Dimitri Bouhalis (grego, mas na Universidade de Bournemouth).



Ricardo é brasileiro, doutorando em Lisboa e sua tese será realmente inovadora em nosso campo de estudos.



Ao sol, com Carlos e Dimitri, após o almoço ...


... que foi uma bacalhoada acompanhada de saladas, petiscos e ...


... alguns docinhos portugueses. Como já aqui escrevi uma vez, isso que é restaurante universitário que se preze. Também havia vinhos, pois uma vida acadêmica solene e produtiva se faz também com o espírito das uvas fermentadas.



Isso não é um painel decorativo, é a visão que se tem através das janelas do restaurante.


Assim como em 2010, esses sapatinhos voltaram a reluzir pelos caminhos universitários demonstrando que maturidade científica e metodológica não prescindem de ousadia estética.


Parte da equipa de acadêmicos de Aveiro que ajuda na organização do evento, aliás com muita competência e hospitalidade.


Assim é a vida em Aveiro. Acima, uma das pontes sobre um dos canais. Amanhã continuam os trabalhos mas hoje à noite ainda teremos um encontro lúdico e gastronômico. Se eu estiver em condições, ainda posto algo no facebook antes de capotar, quero dizer, de descansar.

Nenhum comentário: