segunda-feira, 19 de março de 2012

Semana agitada no Turismo

Semana passada foi tão agitada que nem tive tempo de postar as novidades.


Começou na terça-feira, com a 10ª edição do Fórum Panrotas, em São Paulo. É o mais importante e dos mais bem organizados eventos na área.O evento começou com a presença dos ministros de turismo da Argentina, México, Chile e Brasil. A fala de nosso ministro foi pífia, cheia de equívocos e superficial. Pagamos mico ante parte do mundo que entende a real importância de viagens e turismo. Um dia a gente aprende e os governos entenderão algumas coisas óbvias das sociedades pós-industriais.


O local é a sede da Federação do Comércio, na av. Nove de Julho, um prédio bonito, confortável e ... funcional, o que é o mais importante.


Guillermo Alcorta, big boss do Panrotas, entendeu plenamente os desafios que as novas realidades e cenários trazem ao turismo e aglutina personalidades de primeira linha nas palestras, mesas e trocas de experiências do evento que completou uma década. Cerca de 1.200 pessoas foram ouvir, durante dois dias, o que a área nos traz para os próximos meses, já que prever em anos é muito difícil.


Danilo  (Aviesp), Laura Sancti (PUC-Campinas) e Luiz Timossi (Teorema Campinas) são presenças constantes no Fórum.


O prédio é novo, tem uma arquitetura descolada ...


... com alguns ângulos ousados ...


... e curvas aconchegantes.


O evento é conectado e mediado. Quase tudo é on line, assim como o setor de viagens e turismo. Ouvir as análises sobre tendências e cenários da área é descobrir, permanentemente, novos mundos e possibilidades, desafios e perigos. Faz-nos entender que sem a constante observação participativa no setor, a gente se torna rapidamente outsider.


Os coffee breaks e almoços são leves e saborosos e sem aquelas filas horrendas e tumultuadas. Há ilhas de serviço pelo salão e um planejamento logístico eficiente.


A professora Cynthia (EACH-USP) sentiu-se em casa em meio à tecnologia e dezenas de novos exemplos e promessas mercadológicas.


Débora Braga (ECA-USP), Cynthia (EACH-USP), eu e Mariana (EACH-USP) trocamos muitas informações, maledicências, benevolências e fococas durante o evento.


A noite de terça-feira terminou com uma mega-palestra na EACH-USP, feita por dois professores da Universidade de Surrey.


Tinha gente sentada no chão dos corredores e todo mundo ficou até o final. O tema foi Turismo social, algo de garnde interesse para nossas turmas e a sociedade em geral.

Graham Miller é o chefe do departamento de turismo de Surrey, universidade com a qual a USP possui convênios bem articulados.


Lynn é uma pesquisadora de turismo social que já veio outras vezes ao Brasil, a convite do professor Marcelo Vilela. Adivinhe o que eles visitaram e adoraram? O SESC Bertioga, um paradigma cinquentenário em turismo social.


Na sexta-feira acabei a semana em Natal (RN), em um evento organizado pelo Instituto Brasileiro de Turismólogos, sobre atualidades no turismo. Falei sobre as imensas possiblidades de nossa profissão e a bobagem que é a pseudo-regulamentação da área, não precisamos disso, mas sim de educação de qualidade, pesquisas sérias, comprometimento e que nossos alunos, professores e profissionais entendam as profundas mudanças pela qual o mundo passa. Acima estou com alunos da UFRN que ajudaram na organização do evento.

Há outras fotos bem legais de Natal que vocês podem acessar na página da moçada, no facebook.

http://www.facebook.com/#!/InstitutoTurismologosRN

Nenhum comentário: