sexta-feira, 2 de março de 2012

Gender in Tourism - Universidade de Aveiro, Portugal. 2012

Foram dois dias de trabalho intenso e inédito. Pela primeira vez uma grande pesquisa realizada entre Portugal e Brasil está levantando as questões de gênero no mercado de trabalho do turismo, nos dois países. Nos dias 1 e 2 de março estivemos reunidos (mestrandos, doutorandos e professores de vários países), em um encontro cuja língua oficial foi o inglês, para discutir a questão da mulher (e outros segmentos) no mercado de turismo e na sociedade em geral.


Cerca de 50 pessoas participaram de quatro conferências e seis sessões de comunicação de trabalhos previamente selecionados.


Saí na quarta-feira da estação Oriente, em Lisboa, numa manhã nublada, a bordo do comboio (trem) Alfapendular rumo ao norte ...


... para a bela e formosa cidade de Aveiro,  situada numa ria (complexo de canais junto ao mar), entre Coimbra e Porto.


O organizador do evento foi o Prof. Carlos Costa, da Universidade deAveiro, bastante conhecido no Brasil, na Europa e na Ásia, onde realiza trabalhos de pesquisa e formação na área de viagens e turismo. Ele fez a apresentação do projeto e deu as boas vindas aos participantes.


Carlos Costa e Chris Cooper (dir.), que fez a primeira das quatro conferências do evento. Ele falou sobre cenários e tendências para o turismo.


Um dos auditórios da Universidade ficou reservado para nós e o coffee break foi realizado por estudantes de hotelaria que mostraram muita eficiência e educação nos seus serviços.


Na primeira noite, foi realizado um jantar no complexo histórico denominado Olaria, uma antiga fábrica de tijolos que virou centro de congressos.


A Profa. Anália Torres (socióloga), de Portugal, realizou a segunda conferência apresentando dados sobre a situação das mulheres em 25 países europeus.


Alexandre Panosso (USP), Helena Costa (UnB), Carlos Costa (Univ. de Aveiro) e eu, felizes da vida em um dos intervalos do evento.


Parte do nosso grupo posou, antes do almoço, na entrada do edifício do restaurante. Aliás, almoços bem variados e saborosos no restaurante universitário, um exemplo a ser copiado urgentemente por algumas universidades brasileiras...


Realizei a terceira conferência, sobre as origens mitológicas, filosóficas e históricas do machismo. Helena Costa (Universidade de Brasília) encerrou com uma explanação clara e muito bem estruturada sobre os primeiros dados da pesquisa no Brasil. Eu a conheço desde que foi minha aluna no mestrado de Turismo da Universidade do Vale do Itajaí em Balneário Camboriú (SC), uma ótima aluna ma época e hoje uma pesquisadora segura e com estilo.


Em meio voltaremos a Aveiro para o INVTUR, um evento de grande porte (umas 700 pessoas) que reunirá pesquisadores de vários países. Acima o site do evento e os oradores convidados. Falarei sobre ... (aguarde os próximos capítulos).

Agora é preparar a volta para casa, rumo ao calor tropical e a vida acadêmica brasileira.

Um comentário:

Helena Costa disse...

Querido Trigo,
sua apresentação foi (como sempre) brilhante!
E eu fico muito lisonjeada com as palavras a meu respeito. É muita responsabilidade estar cercada por professores tão bons e uma audiência tão qualificada.
Beijo grande e até breve,
Helena