sábado, 25 de fevereiro de 2012

Portugal, cenários e pessoas

Fotos e texto: Luiz Gonzaga Godoi Trigo

Na sexta-feira saí da Espanha (postarei outras fotos espanholas posteriormente) e regressei de Sevilla para Portugal, entrando pelo sul, rumo ao Algarve,


Essa é a ponte que faz a fronteira sul entre Espanha e Portugal, uma das obras arquitetônicas contemporâneas da Iberia.


O Algarve é a região sul de Portugal, banhada pelo oceano Atlântico, águas límpidas e frias. Na região de Portimão as praias têm formações rochosas estranhas e recortadas pela erosão, como essa da Praia da Rocha.


Suas falésias são famosas e muito típicas...


... e o lugar é muito visitado por ingleses, alemães e outras criaturas que fogem do rigoroso inverno europeu. Note que essas fotos foram tiradas em pleno inverno português. Prédios modernos se espalham (algumas vezes se concentram de forma desagradável) por boa parte do sul do país, mesclados a aldeias antigas. A cidade onde se localiza o aeroporto é o Faro.


Uma das cidades mais lindinhas do sul é Lagos, parada obrigatória. Veja a limpidez das águas da fonte-monumento da pequena cidade histórica com seus edifícios brancos.


De Lisboa ao sul são cerca de 260 km em duas ótimas estradas com pedágios que custam 20 euros (ida) e limite de velocidade de 120 km por hora. Em alguns trechos eu rodava a 160km/h e alguns carros me podavam rapidinho. Espero não ter levado multas, mas pelo menos não terei pontos na CNH rsrsrs


Na sexta-feira à noite foi inaugurado esse hotel design em Lisboa, na Av. Liberdade, o Fontecruz Lisboa Hotel. Andava  pela avenida, vi o lugar e entrei, onde fui muito bem recebido.


Adorei o estilo e voltei para tirar umas fotos. Essa é parte do lobby.


Luzes, cores, formas, objetos ...


...e muitos espelhos. Narciso às vezes me domina.


Estiloso e instigante.


Vista do elevador de Santa Justa, projetado por Menier de Ponsard, aluno de Eiffel, construído no século XIX. Ao longe, o Castelo de São Jorge e na base Alfama, o bairro boêmio e fadista de Lisboa. Outro bairro com vida noturna agitada é o bairro Alto.


Vista do Rossio e parte central de cidade.


Nada como curtir um sábado de sol hibernal luzitano.


À beira do Tejo, as antigas pedras destilam saudades e sonhos perdidos na história que foi e nos desejos do que poderia ter sido.


Ao pé do Rossio, em um pequeno largo, está uma loja, uma portinha, que vende jijinha, um licor de jinja, uma fruta local, ótima para abrir o apetite. É uma loja antiga e com versinhos de marketing arcaico bem eloquente.


Vitrine (montra) de uma sex shop na ladeira entre o Chiado e o Rossio. A excitação  sexual é realmente pluralista.


Ricardo Lanzarini é turismólogo, doutorando da UFSC, está em Lisboa terminando sua tese. Minha amiga, Margarita Barretto, nos apresentou virtualmente e ele fez a gentileza de me acompanhar no almoço em Lisboa.


Depois do almoço encontrei a família em Cascais. Minhas primas Vitória e Beatriz ao lado da mãe, Alessandra ...


... e aí, ao meu lado, está Gabriel Godoi, o paizão. Ele é um músico descolado (tem trabalhos no You Tube)  e está em Portugal desde a 1988.


Assim terminou o dia, na marina de Cascais. Então voltamos para casa e cá estou a beber um vinho e a fazer esta postagem. Daqui a pouco a prima servirá a janta e continuaremos a conversar sobre o mundo, a vida, a família... Orelhas arderão.

Um comentário:

Manuel Alector Ribeiro disse...

Olá Prof. Trigo. Aprecio muito o seu Blog. Se soubesse que passou aqui pelo Sul de Portugal, convida-lhe para visitar Faro e almoçar por cá. Eu sou Doutorando em Turismo na Universidade do Algarve, mas sou de Cabo Verde. Conhecemos em Aveiro em 2010 no INVTUR e provavelmente já não se lembra de mim. O Alexandre Panosso é meu amigo e já me visitou aqui em Faro. Fica para uma próxima oportunidade que não faltará. Um grande abraço e boa estada em Portugal. Imagino que estará na Conferência da próxima semana em Aveiro. Eu só estarei na Conferência de Maio. Aí a gente se encontra. Inté.

Manuel Ribeiro