domingo, 2 de outubro de 2011

ANPTUR - Balneário Camboriú (SC) - a cidade

E fomos, na bela manhã de sábado, pata Navegantes (SC) , rumo a Balneário Camboriú, participar do congresso da ANPTUR - Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo. Cynthia e Karina (EACH-USO) aguardam, lindinhas, o voo em Congonhas.


O mercado imobiliário em Camboriú continua bombando. A cidade tem carros importados, resturantes gostosos, alguns (poucos) hotéis charmosos e um ar retrô-pós-moderno....


Vê esse esqueleto numa esquina em frente ao mar, na avenida Atlântica?



Será esse prédio de 45 andares. O terreno custou R$ 80 milhões e cada apartamento custa mais de seis milhões de reais. A região norte-nordeste (Joinville e Blumenau) do estado, estão crescendo a índices maiores do que o Brasil, portanto a riqueza jorra na região especialmente no setor imobiliário.



O muro desse prédio na Atlântica é todo em vidro espelhado.


Cidade narcísica precisa de muros de espelhos e cortinas noturnas de neon e gelo seco.



Mas o entardecer continua singelo e agradável. Porém, note os espigões estreitos ao fundo, quase na altura da serra. Isso é estético ou sustentável? Quem responde são os investidores e compradores locais.


Ao crepúsculo a brisa marinha que vem degustar, todas as tardes, a costa e a o que sobrou da mata local.


A cidade cresceu em um muro de concreto, pensam em construir um edifício de 63 andares na Barra Sul, seria o maior do Brasil.


A noite cai sobre a cidade mais resplandescente do litoral catarinense, depois de Floripa. A penumbra é afastada pelas luzes e cores. Amanhã veremos as pessoas do evento, vários docentes e pesquisadores estão no evento.

Nenhum comentário: