domingo, 18 de setembro de 2011

Skal International de Fortaleza lança coleção Eduardo Sanovicz de Turismo

A coleção de livros de turismo Eduardo Sanovicz foi lançada em Fortaleza (CE), na última sexta-feira e em grande estilo.


Acordar com uma paisagem dessas é o ideal para o bom humor e a disposição dionisíaca de uma pessoa. Vista do meu apartamento no Hotel Marina.


Logo cedo, um café da manhã para os participantes do seminário, especialmente organizado para o lançamento dos livros. O evento foi no centro de convenções do Marina.


A trilha sonora foi garantida por um sax estiloso.


O lançamento fez parte do programa de comemoração dos 33 anos do Skal International de Fortaleza ...


... presidido pela empresária Enid Câmara, responsável pelo sucesso e charme do evento. A hospitalidade com que fomos recebidos em Fortaleza pela Enid e pelos jornalistas Marcos Gomide (Rede Globo), José Rangel (Costa Oeste) e Edgony Bezerra (Diário do Nordeste) foi marcante e aconchegante. Deixo aqui meu reconhecimento e agradecimento pelo carinho e cuidado com que nos trataram.


Eduardo Sanovicz (professor da EACH-USP) fez os cumprimentos e agradecimentos iniciais e à tarde falou sobre Negócios e Eventos.


Mariana Aldrigui (professora da EACH-USP) destilou bom humor e competência (com uma certa ironia, é verdade) que agradou a platéia. Ela e Ana Paula Spolon se refestelaram no Facebook mandando notícias e comentários do evento.


Ana Paula Spolon (professora da Universidade Federal Fluminense, em Niterói, RJ) discorreu com a usual competência e atenção sobre os negócios da hospitalidade.


Aí estamos, Sanovicz e eu (Luiz Trigo) com o pessoal que veio do Crato, a 590 km de distância de Forlaleza.


Enid, Ana Paula, Mariana e Isaac, do Senac Ceará, um pouco antes do início da s palestras.


Os autores e palestrantes: Ana Paula é co-autora do livro Administração de Pequenos Negócios de Hospitalidade; Sanovicz é o organizador da coleção; Mariana é co-autora de Turismo em cidades, título que está fazendo o maior sucesso pelo seu ineditismo e é o tema de sua tese de doutorado; e eu, co-autor do Turismo Contemporâneo.



O pessoal do Crato (30 alunos e dois mestres) são da Centec - Instituto Centro de Ensino Tecnológico do Ceará. Estudam turismo, gastronomia e hotelaria e viajaram a noite toda para participar do evento. Depois viajaram outra noite inteirinha para regressar. Esse é um exemplo de vontade de estudar e conhecer um pouco mais da vida e do mundo. 


Aí estou com os colegas professores da Centec, Cícera Cavalcate de Lisboa e Sangielo Luciano da Cruz. Conversamos sobre os programas de turismo e as realidades do turismo do Nordeste e do Brasil.


Cada uma das quatro palestras teve um apresentador, ligado à área educacional. Joseilton Ferreira Lima Filho apresentou Mariana; Alci Porto Gurgel Junior apresentou Ana Paula; Tereza Neuma fez as honras para Sanovicz; e José Solon Sales e Silva me honrou com suas palavras poéticas e edificantes.


O evento terminou com um coquetel, autógrafos, muita risada e um conjunto musical animando deliciosamente a festa. Valeu Fortaleza.

A matéria sobre o evento saiu na Rede Globo Ceará:

http://video.globo.com/Videos/Player/Noticias/0,,GIM1633029-7823-ESPECIALISTAS+APRESENTAM+INDICADORES+DO+CRESCIMENTO+DOS+NEGOCIOS+DO+TURISMO+NO+BRASIL,00.html

Nenhum comentário: