sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mariana Aldrigui, doutora em Geografia pela USP

Um bom programa vespertino, quando você não tem muita coisa para fazer, é, por exemplo, uma banca de doutorado. Reúna os amigos, precisa ter uma candidata (ou candidato) e um lugar com café, água e docinhos. Assim foi ontem na FFLCH - USP (Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas), quando Mariana Aldrigui defendeu seu suado e curtido doutorado em Geografia. Foi uma sessão da tarde estilosa.


Mariana e nossas alunas Carolina Beraldi e Vanessa Cupertino.


Com o sol se infiltrando por entre as folhas, grades e cortinas diáfanas, a jovem Mariana sentou-se placidamente para falar e discutir, com a banca, sua tese: "Cidade global, destino mundial: turismo urbano em São Paulo". 


Gente de bom astral e bem humorada é importante para que a defesa não se torne um dramalhão de argumentos retorcidos. As professoras(es) Cláudia Garcia, Karina Solha, Sidnei Raimundo e Andrea Kogan se refestelaram com o evento (bem, a Karina estava na banca).


André Roberto Martin foi o paciente orientador que levou a nau a um bom porto epistemológico, com a ajuda de Maria Mônica Arroyo e Karina Solha que participaram da banca de qualificação.


No intervalo a banca (Karina e eu) confraternizam com a candidata que já tinha suado sangue pelo nariz. Tivemos que ameaçá-la para que ela parasse.


Francisco Capuano Scarlato foi o quinto membro da banca. Foi uma discussão de alto nível, com posições diversas sobre o tema e questões mais complexas para debate, como deve ser uma defesa de doutorado com um trabalho instigante.


Aí está a banca comportadinha e atenta. Mariana foi aprovada e sugerimos que publique o texto. À noite bebemoramos devidamente a ascensão de mais uma doutora ao Olimpo acadêmico.

Nenhum comentário: