quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Universidade Federal de Santa Maria - campus Silveira Martins (RS)


Silveira Martins é um município a uns 20 km de Santa Maria, no interior do Rio Grande do Sul, cerca de 300 km de Porto Alegre. Em Santa Maria há uma base aérea importante, bom comércio e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) com um campus em Silveira Martins, inaugurado em agosto de 2009. Acima a igreja de Santo Antonio de Padua, em Silveira.

É uma cidade pequena, tranquila ...


... com suas ruas de paralelepípedo, ...


... pequenas praças e localizada no alto de uma elevação suave, mas que garante um clima de uns quatro graus a menos que Santa Maria.


Marcelo Ribeiro (com sua esposa, Cláudia) é o coordenador do curso de tecnologia em Gestão do Turismo. Gaúcho de POA, com doutorado na Espanha, o turismólogo Marcelo faz parte de uma jovem equipe que desbrava as fronteiras educacionais em seu próprio estado. Tive a honra de ser convidado para abrir a I Semana Acadêmica de Gestão em Turismo da UFSM.

 

A sede da Universidade está localizada em um antigo colégio de freiras, construído em 1908, que foi posteriormente escola estadual, centro cultural e hoje é um dos campi avançados das universidades federais.



Os estudantes de Turismo, Meio Ambiente e de outras áreas lotaram o salão nobre.


Na cerimônia de abertura estiveram presentes o prefeito, o presidente da Câmara Municipal, o secretário de turismo, o pró-reitor de graduação e o vice-reitor da UFSM. Foi uma cerimônia elegante, rápida e com discursos objetivos e comprometidos com a proposta educacional local.



A Profa. Norma Moesch, hoje secretária de turismo de Santa Maria, grande amiga e figura significativa do turismo brasileiro e do campo educacional, honrou-nos com sua presença. Já estive com ela várias vezes no RS e em SP e é sempre um prazer compartilhar de sua experiência e perspicácia.



Das janelas seculares do prédio da UFSM vislumbra-se a cidade, pequena mas ciente de que em poucos anos sua jovem universidade será uma referência regional graças aos novos cursos que desenvolve para o futuro.


Falei bastante, o povo ouviu e participou com perguntas e comentários, conversei com as pessoas. Na saída, o entardecer de um dia ensolarado e quase frio deu um ar de despedida e satisfação.

Agora à noite vamos aos prazeres da carne: churrasco gaúcho com vinho da colônia. Mas bah, tchê, que este país é bom demais...


Nenhum comentário: