sexta-feira, 13 de maio de 2011

EACH-USP O show do entretenimento

A disciplina Entretenimento acontece todo ano no primeiro semestre, no curso de Lazer e Turismo da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP. Funciona assim: dou a parte teórica durante as primeiras semanas e depois a classe se divide em grupos e eles escolhem, livremente, um tema relacionado ao entretenimento para ser apresentado à classe. Este ano a festa começou semana passada, no vespertino, com dois trabalhos: estética no cinema e o humor e entretenimento. Ontem tivemos mais quatro apresentações. A avaliação é feita com base na apresentação e no trabalho escrito sobre o mesmo tema.


Essa é parte da turma do vespertino. Eles começaram as apresentações uma semana antes antes por causa do calendário escolhido.


Esse grupo dramatizou os programas de TV que tratam de amor, sexo, namoro, essas coisas melosas. Fizeram uma boa crítica de como esses assuntos são tratados de forma superficial e às vezes vulgar nos programas de TV aberta.


Foi montado um show para mostrar a dinâmica e os conceitos dos programas. Dez casais voluntários foram entrevistados e até eu fui entrevistado pela Marília Gabriela fake.


Olha a Gabi e os garotos voluntários do show.


A sala foi tematizada, o espaço todo reconfigurado e não faltou bom humor. No final perguntei se alguém da sala participaria dos programas de TV sobre amor. Ninguém iria, claro.


Falando em bom humor, esse grupo apresentou o You Tube e suas consequencias e influencias para a cultura e a sociedade.


O apresentador e a apresentadora usaram um modelito calcado em sutis e delicadas pantufas. Eles conseguiram articular os filmes do You Tube com as paródias, filmadas por eles mesmos, na EACH, e com o  espaço da sala e o público. Entenderam perfeitamente os conceitos de entretenimento, interatividade, releitura   da mídia, zonas de contato entre espaços virtuais e reais. Em suma, arrasaram, tiraram risadas da platéia e ganharam a primeira nota DEZ da temporada, uma nota aclamada pela própria classe.

Veja os vídeos:

 aqui estão uns dos links dos videos:
David after Test ttp://www.youtube.com/watch?v=Thkvo9YB6f4&feature=related
Globeleza http://www.youtube.com/user/maalluk#p/a/u/0/aS_2_OD6inA




Esse inebriante grupo de menininhas apresentou o tema sobre bebidas alcólicas e entretenimento. Como não pode consumir álcool no campus, o trabalho foi sóbrio mas muito bem colocado históricamente e em termos de responsabilidades sociais e alcoolismo. Houve igualmente uma boa interação com a classe, gerando momentos bem divertidos.


Aí está parte da classe do vespertino ...


... aí a outra parte...


... e aí a colenda banca de voluntários que ajudou na avaliação. Cada apresentação conta com uma banca de três pessoas que se apresentam para avaliar os trabalhos, como nas defesas de TCC, mestrado ou doutorado. A banca de ontem foi bastante consciente e fez avaliações bem  estruturadas. Depois de cada apresentação a palavra é aberta à toda a sala, depois à banca, depois eu faço minhas considerações e a equipe pode se manifestar a qualquer momento para elucidar, se defender ou complementar informações.


A turma da noite teve apenas uma apresentação, pois as outras estão agendadas para a próxima semana. Esse grupo apresentou a Stand Up Comedy e dois de seus membros (os japas de branco) incorporaram o humor e deram um show especial para a classe.


A turma da noite estava animada...


... e participou bem da apresentação. Para a semana que vem estão aprontando algo mais hard pois reservaram o auditório vermelho do Centro de Convenções para os shows sobre entretenimento. O espetáculo vai até o final do semestre.

2 comentários:

Unknown disse...

Os trabalhos estão ficando muito bons, obrigada pela oportunidade!
Conseguimos aprender e nos divertir.
e obrigada pelos comentários em seu blog sobre nosso trabalho do YouTube.

Fernanda Bonicio, LZT - Vespertino

Unknown disse...

Parabéns Trigo e os alunos de LZT da EACH...aulas muito criativas e inspiradoras, saudades!!