quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Goca Moreno - um artista brasileiro, da Bahia

O Brasil possui centenas de artistas regionais que surpreendem nossas sensações com estímulos inéditos. Na volta de Salvador o navio fez uma parada em Ilhéus, o que me possibilitou conhecer mais um pouco da cultura nacional.


É Goca Moreno, (nascido em Ilhéus, BA, 1961), que possui um ateliê no centro da cidade com dezenas de obras de sua autoria expostas em um espaço amplo e bem sortido de gostos.


As pessoas são atraídas pelas formas, cores e densidades das obras. Goca produz em madeira, ferro, cimento, pedra, resina, barbante, tecidos, acrílico sobre tela, oxidação em metal e xilogravura.


Ele sabe mesclar o estilo rústico e popular com sua formação acadêmica, pois graduou-se em artes na Escola de Belas Artes da Universidade Federal da Bahia, em Salvador (1986).


Suas telas, esculturas, pequenas peças decorativas e instalações ...


... povoam o espaço da mostra com imagens pagãs e religiosas (às vezes juntas), abstratas ou estilizadas, que trazem algo novo e instigante em suas obras de arte. O Cristo crucificado, por exemplo, foi esculpido com ousadia e criatividade, diferente de tudo que já tinha visto pelo mundo.


Essa ... tartaruga ... feita com pequenas peças geométricas de aço polido, presas umas às outras por pontos de soldagem que se somam às partes, é de uma pungente beleza hodierna.


O metal - retirado de seu contexto, limpo, pintado e reagrupado sob lógicas heterodoxas - fantasia-se de pedaços difusos da memória estética dos observadores.


Goca trabalhou com diversos artistas (Mário Cravo Junior, Tati Moreno, Fernando Coelho, Erli Fantini...), possui obras colocadas em locais públicos e em coleções particulares, no Brasil e no exterior.

Para conhecer mais sobre ele:

Sitehttp://gocamoreno.com.br/

E-mail: gocamoreno@hotmail.com

O endereço do ateliê em Ilhéus (BA): Rua Antonio Lavigne de Lemos, nº 76.

Telefones: (73) 9962.9010 ou 9963.4862

Nenhum comentário: