quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais


Programa de Pós-Graduação em Estudos Culturais

Afinal, o que são estudos culturais, o título de um dos três novos programas de mestrado, recentemente aprovados pela CAPES, que será oferecido na Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP? Logo abaixo está o primeiro release do programa. Para maiores informações aguarde. Em breve o site da EACH trará tudo sobre as inscrições, o processo seletivo, matrículas e bibliografia indicada para a seleção. Posso adiantar que Edward Said, Raymon Willians, Néstor Canclini e Edward Thompson são nomes muito falados pelos corredores da Escola. 



"Os estudos culturais se originaram no Reino Unido na década de 1950 como um campo interdisciplinar oriundo dos estudos literários e históricos e, ao longo dos anos, proliferaram nos Estados Unidos e na América Latina. Os pesquisadores dessa área buscam, em termos gerais, compreender as intersecções entre cultura, indivíduo e sociedade em perspectiva sincrônica e diacrônica. De modo mais específico, alguns trabalhos investigam o atual apagamento das fronteiras entre alta cultura e cultura de massa ou comercial, debruçam-se sobre objetos culturais híbridos, interessam-se por configurações identitárias de grupos socialmente marginalizados, pelos processos migratórios e pelas trocas culturais que deles advêm. Em vertente complementar, os estudos culturais – dado o seu lastro teórico que abrange desde os pioneiros anglo-saxões até o pós-estruturalismo francês e o multiculturalismo – contribuem para a crítica das disciplinas e saberes consagrados, indagam sobre os modos como se vêm produzindo historicamente as pedagogias, as ciências, e sobre que interesses subjazem a elas; isto é, a partir de uma visada crítica e histórica lançam a dúvida sobre a construção do conhecimento no Ocidente e sobre o modo como este se impõe sobre formas alternativas de cultura e conhecimentos."



Imagine estudar as relações culturais em um país tão diversificado e sofisticado como o Brasil... Fazer um mestrado descolado na USP ... Participar de discussões inéditas sobre a cultura brasileira e suas articulações e tensões com as culturas do mundo... Então fique esperto e nos próximos dias descubra tudo sobre o novo mestrado no site  www.each.usp.br 



Nenhum comentário: