terça-feira, 21 de setembro de 2010

VII ANPTUR - notícias, homenagens e bastidores


O VII Seminário da ANPTUR, uma promoção conjunta da Associação de Pesquisa e Pós-Graduação em Turismo e da Universidade Anhembi Morumbi (São Paulo, SP), reúne um conjunto de atividades científicas com a presença de expoentes nacionais e internacionais para discussão das Perspectivas das Pesquisas Turísticas em Turismo e Hospitalidade e tem este ano, como tema central: ÉTICA: PRODUÇÃO E DIFUSÃO DA PESQUISA EM TURISMO





O turismo adquire uma maturidade acadêmica à medida em que jovens mestrandos e doutorandos convivem com pesquisadores e educadores mais experientes nos programas de pós-graduação, devidamente credenciados pela CAPES. Um exemplo da nova safra de pesquisadores é o livro acima Lazer, turismo e inclusão social: intervenção com idosos, de Christianne Gomes, Marcos Pinheiro e Leonardo Lacerda que acabou de sair pela editora da Universidade Federal de Minas Gerais (Belo Horizonte, MG). Ganhei um exemplar das mãos da Christianne e o lerei com muito prazer.



Um dos pontos do evento são as premiações. A profa. Mirian Rekowski (esq.) ganhou o prêmio de Pesquisador Destaque das mãos de Luzia Neide Coriolano (prêmio 2009). Ela é aposentada da USP, trabalhou na Universidade de Caxias do Sul (RS) e agora está na Universidade Anhembi-Morumbi (UAM). Foi presidente da ANPTUR nos últimos dois anos (a atual é Elizabeth Kioko Wada, da UAM), onde ajudou a consolidar as bases da associação e transformá-la em referência nacional. Em todos os eventos, altos dirigentes da CAPES e do CNPq comparecem para a abertura, o que demonstra a capacidade organizacional de Mirian. 



Velhas (no bom sentido) figuras de volta ao Brasil. Mariana Aldrigui, regressando de sua temporada acadêmica em Surrey (Inglaterra), apresentou trabalho sobre as Estâncias paulistas, parte dos projetos da ONG que preside, a Global Travel and Tourism Partnership. A instituição é parceira da USP em muitas atividades de ponta em turismo e hospitalidade. 



O público acomodou-se na de segunda-feira no auditório da UAM, campus Santo Amaro, e à tarde espalhou-se pelas salas para apresentação dos trabalhos.



Hoje tem lançamento de livro. Faltava este título na coleção Primeiros Passos, da editora Brasiliense. Não falta mais. Alexandre Panosso realizou um antigo sonho, o de escrever um livro sobre turismo para a clássica editora. Aí está. Segue a ficha técnica da obra:

FICHA TÉCNICA
Título: O que é turismo
Autor: Alexandre Panosso Netto
Editora: Brasiliense (Coleção Primeiros Passos)
Lançamento: Setembro de 2010
Número de páginas: 127
Preço: 19,00 reais

SÚMARIO
I. Ideias primeiras sobre turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 9
II. A evolução das definições de turismo . . . . . . . . . . . . . . 20
III. Teoria e prática do turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 46
IV. Princípios do turismo . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 67
V. Impactos da atividade turística . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 77
VI. Palavras finais . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . 104
Indicações para leitura . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .   119
Sobre o autor . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . . .. . . . 125




Panosso (dir.) e eu, tendo ao centro o nosso velho amigo e mestre Mário Carlos Beni. Assim como Mirian foi homenageada, Beni também teve reconhecimento público da ANPTUR como pesquisador clássico da área de turismo e Panosso ganhou um prêmio como jovem revelação em pesquisa. 



Félix Tomilho está no Brasil (veja a história  completa em www.panosso.blogspot.com). Ele é o nosso amigo espanhol que doou a biblioteca de dez mil volumes para a EACH-USP. Aí está ele, feliz, ao lado de Keila Mota, do Instituto Federal do Ceará.



Esse é o cara. Gabriel Mário Rodrigues foi o pioneiro na educação em turismo no Brasil quando criou, em São Paulo, o primeiro curso superior na área: a faculdade de turismo do Morumbi, em 1971. Depois ele ampliou os cursos e estruturou a Universidade Anhembi-Morumbi. Recentemente ele vendeu a instituição para o grupo internacional Laureate mas segue sendo uma figura referencial.



A professora Yolanda Flores é da Universidade do Vale do Itajaí, campus Balneário Camboriú (SC). Ela está com esse sorriso porque, em primeiro lugar, é sempre sorridente e contente da vida. Mas é claro que a nota 5,0 na avaliação da CAPES, para o mestrado em turismo da UNIVALI significa mais um motivo de felicidade. Ela declarou para este blog que: "O mestrado em Turismo da Univali recebeu a nota cinco a partir de um esforço de mais de dez anos que incluiu pesquisa, ensino e extensão voltados para idéias como:

1. O turismo e suas características interdisciplinares;
2. O turismo que pensa sua prática em todas as instâncias da sociedade, do turismo nas empresas ao turismo social e comunitário;
3. O turismo é uma criança que está saindo da 'infância' para a 'adolescência' com perspectivas de crescer com os paradigmas do século XXI: liberdade, responsabilidade, sustentabilidade e qualidade de vida". 



A profa. Dóris Ruschmann é a líder e coordenadora do mestrado na Univali. Ele e sua equipe, assim como a direção do campus (prof. Carlos Alberto Tomelin) merecem nossas felicitações e reconhecimento por terem conseguido para o seu programa de mestrado a maior nota dada pela CAPES (nota 5,0, as notas 6,0 e 7,0 são para programas de doutorado). Tive a honra de dar aulas no programa por dois anos, entre 2002 e 2003.



No terraço do prédio da UAM estão Tatiana (esposa do Panosso), Maria e Félix. Estão conferindo as fotos tiradas de uma São Paulo chuvosa, com o céu cortado pelos jatos que passam baixinho, se preparando para aterrisar no aeroporto de Congonhas. 



O exato momento em que Mirian recebe a notícia de sua homenagem. Ao seu lado estão as professoras Sênia Bastos e Margarita Barretto. 



E a moçada pós-graduanda e jovens pesquisadores curtiu a festa. Teve ainda premiação par os melhores trabalhos acadêmicos de pós-graduação e e muita conversa nos corredores e nos cafés. Como sempre, a UAM preparou um farto e delicioso brunch e os coloridos lanches dos intervalos. 



Uma foto histórica: Gabriel Mário Rodrigues (UAM) e Mário Carlos Beni (USP), pioneiros do turismo acadêmico brasileiro. Gabriel entregou o prêmio ao Mário, que agradeceu com uma fala solene, profunda e plena se sentido e significado. 


Os três homenageados (Alexandre Panosso, Mirian Rejowsky e Mário Beni), posando para as fotos depois da cerimônia. À noite, a diretoria da ANPTUR foi para uma reunião no restaurante Outback; eu e um pequeno grupo fomos para a cervejaria Original, onde degustamos sucos de cereais naturais levemente fermentados.

Hoje, terça-feira, o evento continua.

Um comentário:

Emanuel Vieira disse...

Olá, Trigo. Meu nome é Emanuel, sou bacharel em Turismo e desde dos tempos da faculdades, os teus livros me encantaram. Muito bons! Vi no teu blog sobre um livro que foi lançada sobre turismo x idosos. Sou muito interessado neste tema, trabalho como guia de turismo, principalmente, com grupos de idoso e me interesso muito pelo tema. Já tentei encontrar algum local onde possa comprar este livro e nada. Poderia me ajudar? Sou de Jundiaí, SP.