terça-feira, 18 de maio de 2010

Turismo nas estâncias de São Paulo - um projeto

A APRECESP (Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo)
( http://www.aprecesp.com.br/ ) fez um acordo com a GTTP Brasil (Global Travel and Tourism Partnership) para uma série de encontros com os responsáveis pelas políticas públicas de turismo, dessas cidades, para incrementar a discussão e treinamento na área.

O primeiro encontro foi segunda-feira (17/05), em Itu e mais de cinquenta pessoas, de dez estâncias, compareceram para trocar experiências e conversar com a equipe da USP convidada a mediar as atividades.

O prefeito de Itu e presidente da APRECESP, Herculano Passos Junior, abriu o evento falando sobre a importância da profissionalização e qualidade nos serviços das estâncias turísticas paulistas. A coordenadora da GTTP Brasil, Mariana Aldrigui, está terminando seu doutorado em Surrey (Inglaterra) portanto não compareceu mas a coordenadora local, Karina Solha, com equipe especialmente convidada, participou dos trabalhos.

Marcelo Vilela foi um dos convidados a relatar sua experiência com o turismo e suas implicações políticas e econômicas.

Karina Solha (esquerda) e Gleice Guerra comentaram sobre projetos, redes e métodos para articular os projetos municipais em torno do turismo e atividades afins.

O encontro foi no Hotel Tucuman, perto da rodovia Castelo Branco, em Itu.

Os participantes ficaram o dia todo envolvidos em discussões, palestras e contatos informais sobre hospitalidade, turismo e lazer.

Os próximos eventos estão programados para Atibaia, Aparecida, Santos e uma estância do oeste paulista ainda a ser confirmada.

Termino com o texto deixado por Mariana Aldrigui, sobre o projeto:

"Convidamos vocês a abandonar o senso comum, buscando enxergar o turismo como uma atividade integradora, que pode ser considerada eixo de desenvolvimento e de atração de investimentos ao município, desde que em planejada e executada. Gerar empregos, estimular novos negócios para pequenos e médios empreendedores, revitalizar espaços, resgatar a memória e imbuir o cidadão de um novo orgulho de seu local de residência podem ser externalidades positivas do aumento da visitação em seus municípios."


Um comentário:

Mari Aldrigui disse...

Trigo

Daqui de Surrey so posso agradecer sua colaboracao e a dos demais colegas que aceitaram o convite. Entendo que eh nosso dever colaborar com os municipios paulistas em busca de uma melhor gestao do turismo.

Um abraco e muito sucesso!