sexta-feira, 14 de maio de 2010

Sebos temáticos de Porto Alegre

Texto e fotos: Luiz G. G. Trigo

Entre as lojinhas e lugares instigantes do centro de Porto Alegre estão os sebos. Há vários tipos: especializados em direito, quadrinhos, literatura, ciências humanas...

Um dos mais legais é esse, na rua Jerônimo Coelho, 377 (em frente ao Hotel Embaixador). A dona, Denise Filippini, organizou o acervo em meio a uma decoração tematizada com a tradição.


É tudo muito old fashion, kitsch e muito bem estruturado, em uma lógica estética altamente personalizada.

Olha essa velha prensa, restaurada e amarelada, com os livros em seu meio...

... ou essas obras encadernadas em uma estante clássica.

Há caricaturas em meio a livros ainda por organizar...

... ao lado da sala discreta que guarda o inconsciente coletivo desordenado do entreposto de alfarrábios.

A área em frente às vitrinas da rua é decorada com estatuetas de madeira dos tempos em que a República era semi-jovem e sulista...

... e as tradições ainda não precisavam ser preservadas, porque eram vivas e poderosas.

Os pampas gaúchos (do Brasil, Argentina e Uruguai) tinham-se tornado uma das vertentes culturais do mundo e orgulhavam-se de suas riquezas materiais e culturais. Eram tempos de conquistas que deixaram bons frutos e lembranças.

O tempo ampliou essas fronteiras e as preservou em livros, quadros e móveis de um passado ainda vivo. Flanar pelos sebos é mergulhar na vivacidade intelectual de vários tempos. Talvez por isso há tantos relógios antigos na loja, todos funcionando...

... e o único toque de modernidade, um computador pessoal, teve seu teclado tematizado com os toques dúbios e belos de um passado de bibelô.
Informações
Esse sebo chama-se Livraria Érico Verissimo, localizado na Rua Jerônimo Coelho, 377 (livrariaericoverissimo@hotmail.com) , telefone (51) 3019.4624.
Outro sebo descolado é o Solaris, na rua Riachuelo, 1293 (www.livrariasolaris.com.br). O nome é uma homenagem à obra de Stanislaw Lem (Solaris, também em filme do Tarkowski) e tem uma sócia, a Maira Machado, que entende muiiiiiiito de livros, literatura, tendências, conceitos e modas literárias. Ao entrar, se a cadelinha do outro sócio estiver por lá, cumprimente-a decentemente pois ela adora ser notada e reverenciada.
Boas compras intelectuais, prazeirosas e sentimentais.

Um comentário:

Bruno Pereira disse...

olá, muito legal o post..
tem dicas de sebos que venda quadrinhos?
abraços