quinta-feira, 27 de maio de 2010

EACH - USP Visitas do Centro Oeste

O Salão do Turismo em São Paulo é legal porque a gente vê os antigos amigos e conhece outros. O povo descolado participa e viaja pelo país rumo à metrópole paulistana para encontrar o Brasil.

Hoje, na EACH - USP, recebemos professores e alunos da UFMS, campus de Aquidauana, e da Faculdade Afirmativo, de Cuiabá. MT e MS juntos para visitar a USP e conversar com a gente.

Levamos para visitar nossa nova biblioteca espanhola, ainda em local provisório a espera do tombamento definitivo no acervo da Universidade. Adoraram.

Depois do almoço no bandejão todo mundo foi para um dos auditórios onde os professores Sidnei Raimundo, Alexandre Panosso e eu conversamos com eles contando de nosso novo campus, das coisas boas do turismo e das bobagens que ainda são faladas ou feitas (como a regulamentação da profissão, problemas de infra no país...) e as possibilidades que os megaeventos trarão para o Brasil.

A prof. Patrícia (UFMS, Aquidauana), a profa. Luciene (Afirmativo, Cuiabá) e prof. Ricardo Uvinha, nosso coordenador que deu as boas vindas aos colegas pantaneiros. A Patrícia foi minha aluna na PUC-Campinas e a Luciene foi aluna do Panosso. Ambas estão em cargo de coordenação e são mestres. Os velhos professores tiveram ataques explícitos de corujice e de enlevo pelas pupilas.

E aí todo mundo driblou o sono e ouviu, perguntou, falou e conheceu um pouco mais do que a gente faz e discute por aqui.

Eu com os jovens docentes que estão construindo uma nova geração de bacharéis em turismo. Parabéns pela disposição e vontade de agrupar dezenas de estudantes e viajar com eles até Sampa para ver o Salão do Turismo, a cidade e o nosso povo. Outros grupos de estudantes e professores também viajaram e estão no Salão. Vi alguns na quarta-feira e percebi como é importante que as faculdades tenham educadores dispostos a compartilhar seu conhecimento e trabalhar em campo para formar cidadãos e profissionais. É assim que nossa profissão será valorizada: com estudo, trabalho, ética e competência. O resto é demagogia arcaica.

OBS. Estou lendo Vencer no Caos, do Philip Kostler e John Castilone (Rio de Janeiro: Elsevier, 2009). É sobre a nova dinâmica do mundo em crises e contradições. Fala da necessidade de entender as mudanças. É um excelente antídoto aos dogmas pseudo-científicos ou aos discursos falaciosos e populistas do século passado.

Nenhum comentário: