segunda-feira, 31 de maio de 2010

Aprecesp em Santos, SP


A APRECESP (Associação de Prefeituras de Cidades Estância do Estado de São Paulo)
( http://www.aprecesp.com.br/ ) fez um acordo com a GTTP Brasil (Global Travel and Tourism Partnership) para uma série de encontros com os responsáveis pelas políticas públicas de turismo, dessas cidades, para incrementar a discussão e treinamento na área.

E nesta segunda-feira descemos para a Baixada Santista onde equipes dos departamentos de turismo de sete cidades (Santos, São Vicente, Cananéia, Guarujá, Mongaguá, Peruíbe e Praia Grande) ...

... reuniram-se no Atlântico Hotel para o terceiro curso que a GTTP Brasil, em conjunto com a USP, organizou especialmente para as estâncias paulistas.

O hotel fica na praia do Gonzaga, onde a avenida Ana Costa encontra a Presidente Wilson, em uma praça no meio dos imensos jardins santistas, considerados os maiores do mundo pelo Guiness Bok of Records.

Santos passa por uma febre de investimentos provocada pelos futuros projetos do petróleo pré-sal e pelos financiamentos para o mercado imobiliário. Essa praça é uma das mais bonitas...

... e a estátua homenageia José Bonifácio.

Hoje de manhã a frente fria ainda não tinha chegado e o dia estava assim ...

... perfeito, claro e ensolarado. É um prazer trabalhar num lugar desses. É o nosso litoral central paulistano, uma imensa mancha urbana com dezenas de quilômetros de praias, centenas de lugares para entretenimento, hotéis, restaurantes, bares e baladas. Além do maior porto do país, que precisa urgente de uma estação de passageiros capaz de atender bem os 900 mil turistas que embarcam nos cruzeiros a cada temporada.

Esse bonde restaurado fica naquela praça linda da terceira foto acima e é um posto de informações turísticas. Entrei para testar e fui muito bem tratado e informado. A única crítica que fiz é que os mapas deveriam ter as cidades de Santos e São Vicente juntas, mas ainda estão em processo de namoro e o noivado deve sair em breve. Assim que houver um mapa contendo as duas cidades noticiarei no blog, com músicas e cores matrimoniais, afinal Santos e São Vicente, ao lado de Guarujá, são as maiores cidades do litoral paulista.

Fernando Zuppo secretário executivo da Aprecesp, e Wânia Seixas, Secretária de Turismo de Santos, fizeram a abertura do evento...

... ao lado da transatlântica tourist-star Mariana Aldrigui, que fez mais uma aparição virtual diretamente de Surrey (UK).

E aí está nossa equipe de apoio em volta da Profa. Gleice Guerra (segunda da esquerda para a dreita): Mariana Pagliarini, Gleice, Ariela Soares e Rafaela Zanatta, minha ex-aluna da PUC-Campinas, hoje profissional da área.

Esse é o salão do Atlântico Hotel onde foi o curso. Gleice, Marcelo, Karina e eu conversamos bastante com o grupo sobre turismo, política, cenários, projetos, possibilidades, coisas de viagem e outras coisas boas da vida.

Semana que vem estaremos em Aparecida. Uma santa missão. Nos aguardem.

2 comentários:

Andréa disse...

Trigo,
Eu adoro Santos..... espero que o curso tenha sido um sucesso.
Beijos

Andréa disse...

Gente - agora que vi - Mariana está ótima no telão!!