segunda-feira, 8 de fevereiro de 2010

EACH/USP - Trote 2010

Hoje foi o primeiro dia de matrículas na USP. Com os bichos, vieram as brincadeiras, o bom humor e o ritual de passagem da vida adolescente (ok, uns ficam nessa até os trinta - ou mais) para a grande formação acadêmica. Um rito medieval, na verdade pagão, como vários dos ritos que existem hoje em nossas igrejas e palácios governamentais, quartéis e corporações.

As experiências anteriores (é a sexta turma da Escola de Artes, Ciências e Humanidades - EACH) mostraram que uma boa organização é fundamental para a parte burocrática e para a parte festiva. Os funcionários(as) deram uma amostra de eficiência e bom atendimento aos alunos, pais, amigos, vizinhos, avós e tias que acompanharam a cria à Universidade.

A festa rolou tranquila. Ficou muito bem acertado que a farra é boa mas tem que ser voluntária. Quem quiser brinca, quem não quiser fica na boa, sem cortar cabelo, pintar o corpo e rolar na grama. Vários professores foram ver a alvorada acadêmica despertar mais uma vez.

A maioria quis brincar e festejar. Os alunos estão de parabéns pela organização, consciência de cidadania e bom humor com que organizaram as boas vindas dos novos alunos(as).

A Universidade é um espaço de formação e reflexão, mas também de crítica e contestação, mas junto ao bom humor. A sátira, a ironia e a informalidade são, necessariamente, parte da academia...

... e a festa é parte indissolúvel da sociedade. É melhor festejar que lamentar.

E todo mundo que atinge um objetivo na vida tem mais é de relaxar e comemorar a vitória.

As barracas dos cursos mostravam suas qualidades...

... e talentos criativos.


Em resumo:

Dias e dias de estudo...................... 1x
Noites e noites de resguardo.......... 2x
Tempos de incerteza e angústia.....5x

Entrar na universidade desejada............ não tem preço.

Um comentário:

Unknown disse...

É legal essas inovações com trotes mais culturais,onde a familia pode estar presente.
É muito triste ver alunos serem agredidos após realizarem um passo tão bacana para o futuro!!!
Na Unemat nós alunos do curso de Turismo também adotamos essa campanha!!!
Afinal somos "pessoas" seres pensantes !!!