quinta-feira, 31 de dezembro de 2009

2010


(Foto: eu mesmo, num restaurante distante. Tirada por Edmur Stoppa, julho 2009)

Lembro que 2010, do Arthur Clarke, logo que saiu (o livro é de 1982, e o filme de 1984). É a continuação de 2001, uma odisséia no espaço, uma das melhores ficções científicas da literatura. Vinte e oito anos depois, chegamos a 2010. Mas antes da virada do ano, vale uma retrospectiva reflexiva, pessoal e analítica de 2009. Eu sempre faço e você pode fazer. Como conversei bastante nos feriados de Natal com meu amigo Welington, de Curitiba, o auto-conhecimento é fundamental para planejar nossos projetos e metas, aprender com o passado e viver melhor o presente.

Minha lista pessoal para reflexão do ano que passou:

1. Quais foram as pessoas mais importantes para a minha vida?

2. Quais as pessoas que mais me apoiaram e estiveram ao meu lado em todos os momentos?

3. Quais as pessoas que tiveram meu apoio e carinho?

4. Fiz novos amigos? Aprimorei o relacionamento com os amigos antigos?

5. Quais os melhores filmes que assisti? Ou peças de teatro, shows...

6. Quais os melhores livros que li?

7. Quanto projetos consegui realizar ou estão em fase de execução?

8. Quais projetos não consegui concretizar? Por que?

9. Quais meus maiores acertos?

10. O que aprendi com meus erros e o que farei para evitá-los no futuro?

11. Que lugares interessantes conheci?

12. Quanto tempo dediquei à reflexão e ascese pessoal?

13. Tive novos amores ou incrementei amores já constituídos?

14. Quais foram os melhores momentos íntimos do ano que se encerra?

15. Quais meus projetos para 2010 (e os próximos anos), a curto, médio ou longo prazo?

16. O que foi muito legal que quero repetir em 2010? (ou 2011...)

17. O que fiz que "uma vez basta e nunca mais"?

18. O que gostaria de inserir na minha lista de projetos realizados daqui a um ano? (um outro modo de se fazer a pergunta 15).

19. O que estou fazendo de concreto para viabilizá-los?

20. Que amigos ou parentes não vejo a muito tempo e vale ligar hoje ou amanhã para desejar um "feliz ano novo"?

21. Quais os dez (ou quinze, ou vinte) melhores momentos da minha vida do ano que passou?

22. Algum desses momentos foi um dos mais importantes de toda a minha vida?

23. O que gostaria de falar para mim mesmo no dia 31 de dezembro de 2010?

24. Então fale agora e viva os melhores momentos da vida.

25. Como posso me tratar melhor em 2010?

Tenha um ótimo 2010. Que você ajude seus sonhos e desejos a se realizarem e que as circunstâncias estejam ao seu favor. Que você viva grandes amores (sexuais, familiares, fraternais, de todo tipo), projetos, realizações e histórias.




Um comentário:

Gui Lohmann disse...

Ei, Trigão! Grandes pontos para reflexão. Um Feliz 2010 para você e que a gente possa se encontrar novamente. Forte abraço, Gui