quarta-feira, 30 de setembro de 2009

GTTP Brasil - Posse da nova diretoria

Uma das articulações mais instigantes, para mim e para um grupo razoável de pessoas, é a do turismo com a educação. São duas viagens, pelo espaço e pelo conhecimento.

Na terça-feira, 29 de setembro, houve a posse da nova diretoria da GTTP Brasil (Global Travel & Tourism Partnership). Foi na sede da Academia de Viagens Corporativas (www.academiadeviagens.com.br) , no Terraço Itália (São Paulo). A GTTP Brasil é uma organização educacional sem fins lucrativos, fundada em 1985 pela American Express Foundation. A organização leva o turismo para as salas de aulas através de livros didáticos exclusivos, mapas, jogos e material interativo. É uma organização estruturada em 10 países: África do Sul, Brasil, Canadá, Hong Kong, Grã-Bretanha, Hungria, Irlanda, Jamaica, Quênia e Rússia.

No Brasil a GTTP tem como presidente, Tasso Gadzanis, atualmente vice-presidente da São Paulo Turismo e com uma história empresarial significativa na área. A coordenadora geral é Mariana Aldrigui, professora da EACH-USP e, apesar de jovem, com experiência nas áreas de hospitalidade, educação superior e gestão.

Valdirene, da GTTP Brasil (esquerda) e Regina Almeida (FFLCH-USP). Doutora e pesquisadora na área de Geografia, Regina foi coordenadora geral do GTTP Brasil por quase 15 anos. Foi a responsável por articular projetos e programas em nível nacional, utilizando parcerias com escolas municipais, estaduais e órgãos federais como o Ministério do Turismo.

O projeto Caminhos do Futuro, bancado pelo Ministério do Turismo, esteve em 16 estados em contato profundo com professores da rede pública de nível médio, levando conscientização sobre as possibilidades e os problemas referentes ao desenvolvimento do turismo e hospitalidade em suas regiões. Foram distribuídos 140.000 livros, mapas turísticos e de localização, jogos interativos e a construção de um site com todas essas informações disponíveis (www.caminhosdofuturo.com.br).

A posse foi logo de manhã, acompanhada por um café farto e gostoso.

As mesas foram decoradas com desenhos eitos por alunos que pasaram pelos programas da GTTP. Acima a ilustração feita por um aluno de São Vicente (SP). Veja os números das realizações brasileiras da GTTP:

125 mil alunos impactados pelo projeto
16 estados brasileiros
116 municípios
275 escolas
Mais de 800 professores participantes

Legal, né? Mas é preciso muito mais. Por isso que a GTTP apresentou sua nova diretoria com um planejamento estratégico de eventos e marketing organizado por Alberto Martins. A organização precisa de mais apoiadores no Brasil para ajudar a viabilizar os projetos junto às comunidades que precisam de educação e formação profissional. Por enquanto os parceiros brasileiros são: Departamento de geografia da USP; Curso de Lazer e Turismo da EACH-USP; BK Consultoria e BK Idiomas; São Paulo Convention and Visitors Bureau; e Panrotas Editora.


André Pousada (Abremar) e Toni Sandro (São Paulo Convention) sempre prestigiam as atividades ligadas à USP e à GTTP. Toni está no conselho da entidade.

Profs. Ari, Aristides e Aline, felizes da vida porque são responsáveis pelo sucesso dos projetos, tanto da GTTP como de muitos outros ligados à cultura, educação e turismo.

Mariana Aldrigui apresentou a nova configuração da GTTP Brasil em grande estilo para a elite comprometida com o que há no estado-da-arte entre turismo e educação para as sociedades pós-industriais.

Mais professores felizes e contentes: Reinaldo (ECA-USP), Sidnei (EACH-USP), Andrea (BK Idiomas), Mariana (GTTP; EACH-USP) e Débora (ECA-USP). As inciativas ligadas a lazer e turismo são sistematicamente compartilhadas pela ECA (Escola de Comunicações e Artes) e pela EACH (Escola de Artes, Ciências e Humanidades) da USP.

Águas aromatizadas enfeitaram o visual e o sabor do café-da-manhã da GTTP.

Guilherme Alcorta (Panrotas, em pé), cumprimenta Tasso Gadzanis ao final da cerimônia de posse da nova diretoria.



Um comentário:

Andréa disse...

Querido amigo,

Obrigada por falar da BK, de mim mesma, etc....

Um beijo,