sábado, 11 de julho de 2009

Good news from Vietnam - a wonderful country

Obs. Postado em Hanoi. Teclado sem acentos.
Fotos: Luiz G. G. Trigo (exceto quando indicado)

A simpatia esta no ar no Vietnam. Delicadeza, sorrisos e eficiencia fazem parte dos servicos e do cotidiano do povo. O pais recupera-se aos poucos dos longos periodos de guerras contra os imperialistas chineses, franceses e norte-americanos.

Sua cultura milenar deve ser vista no museu Nacional de Belas Artes, de Hanoi. Uma visita especial.
Aqui esta um quadro do "tio" Ho Chin Min, heroi nacional, cercado pelas criancas. A guerra marcou as artes, mas pelo bem. As vitorias que se seguiram as lutas duras e aos sacrificios moldaram um povo orgulhoso, contente e de bem com a vida. E o principal, sem ressentimentos, pelo que se percebe nas ruas e nos lugares visitados.

O museu de Belas Artes foi o ponto alto da estetica e das artes do pais nas diversas visitas feitas a museus e centros culturais.

O que o pensamento, as artes e as religioes fizeram de melhor nessa parte da Asia estao expostos de maneira correta e didatica, com explicacoes em frances, ingles e, claro, vietnamita, uma lingua que possui as letras similares as nossas, mas com leitura e pronuncias completamente diferentes.


O prof. Edmur Stoppa conseguiu tirar uma foto do crepusculo com um poste, justamente no meio do sol. Voltavamos da baia de Ha Long e a foto foi tirada de dentro do carro.


Sorrisos abertos e postura de bem estar, consigo e com os outros, especialmente com os estrangeiros.

Uma rua de Hanoi. Nao da para imaginar a loucura do transito e a maneira como carros, caminhoes, onibus, bicicletas, motos e pedestres disputam o territorio com apenas uma regra: nao ha regras. nem pense em alugar carro ou sair de moto.

A antiga prisao francesa de Hoa Lo, que serviu para abrigar os pilotos norte-americanos derrubados e capturados. Era chamada de "Hanoi Hilton". O painel mostra o passado marcado pelas lutas populares.



O Army Museum e um complexo de varios edificios e patios com amostras das diversas guerras do Vietnam. O pais foi dominado pelos chineses do seculo I ao seculo X; passou pela guerra contra o imperialismo frances ((1858-1945); e contra o imperialismo norte-americano (1954 a 30 de abril de 1975). Ganhou todas.

Na estrada para Ha long ha lojas que vendem artasanato e objetos de arte. Parte dos funcionarios sao pessoas com necessidades especiais.


O prof. Edmur Stoppa abracado com um veterano da guera do Vietnam que, em um grupo especial de idosos locais, visitava o Army Museum. Fizemos questao de cumprimenta-los respeitosamente. Ao ver minha camiseta do Brasil abriram sorrisos de simpatia.

Partes de varios avioes derrubados pela artilharia anti-aerea formam uma torre em um grande patio do museu.



A view from a table: cervejas nacionais no bar do museu, ao ar livre. Eles nao tomam cervejas geladas, mas pediamos gelo ou a que estivesse mais gelada possivel.

O atual Hilton Hanoi Opera, onde nos hospedamos.

Este MIG derrubou 14 avioes norte-americanos durante a guerra e esta no Army Museum. Ao fundo, a torre da bandeira, construida no seculo XIX. O vermelho contrasta com o amarelo da selecao brasileira...

A piscina do Hilton Hanoi. Bem melhor que o "Hanoi Hilton" usado pelo gringos na guerra...

Vista parcial da baia de Ha Long, a principal atracao natural do norte do Vietnam. Sao 3.000 ilhas, em um mar esverdeado e com muitos barcos turisticos.



Uma ilha falica,em Ha Long Bay.

Partes de Um B-52 norte-americano derrubado em dezembro de 1972, em um dos bairros de Hanoi. Nao e uma atracao turistic muito visitada, pois o acesso para o pequeno lago onde o aviao caiu passa por ruas estreitas e escondidas. Nosso taxi demorou a chegar, mas vale a visita.
Se quiser ver os passeios pela baia de Ha Long Bay, acesse:
Para visitar o site do museu das Forcas Armadas: http://www.btlsqsvn.org.vn/
Para ver os novos empreendimentos imobiliarios do pais: http://www.danangbeachresort.com.vn/
Para ter uma experiencia deliciosa de viagem: go for it. Vietnam e muito bom de se visitar.
Amanha vou para Kuala Lumpur onde encontraremos os profs. Ricardo Uvinha (USP) e Alexandre Leonardo (Universidade Sao Judas Tadeu - SP)


2 comentários:

Unknown disse...

Nossa, cerveja na temperatura ambiente é de f...!!! Preferi a foto da Guiness!!!
Acompanharei aqui as aventuras e desventuras dessa trupe!!!

Abrass

Aluisio Barros disse...

Meu amigo! Que linda viagem. As fotos estão fantásticas. Me lembram a Tailândia. Lá também tem essa delicadeza de que vc fala. PNC dos chineses e bola pra frente! Abração!