terça-feira, 12 de maio de 2009

Recife (4) - últimas visitas técnicas

Voltei de Recife semana passada mas não deu tempo de inserir as últimas fotos. Aqui estão.

Esta é a vista da piscina do Mar Hotel, em plena Boa Viagem, um dos lugares descolados da cidade, juntamente com o setor histórico central e Olinda, outra preciosidade arquitetônica que não visitei desta vez.

Paço Alfândega é prédio histórico (veja a história acima)  restaurado para servir de shopping central diferenciado. Há ótimos restaurantes, lojas de artesanato  e produtos de grife e uma filial da livraria Cultura, bem ao lado. 

O prédio teve sua fachada mantida e pintada com cores quentes.

No último andar há um terraço de onde se vê a região central da cidade com seus rios e canais. 

E no chão do andar térreo está um mosaico com motivos de Ariano Suassuna. Quem ler o Romance da Pedra do Reino encontrará alguns desses símbolos.

O interior do casarão foi remodelado e transformado em um confortável centro de compras, alimentação e cultura. Com ar condicionado. 

Aqui é o interior de uma das celas do antigo presídio, transformado em Casa da Cultura.  Um infeliz, a alguns anos, queria derrubar o prédio por entender que era feio. Felizmente houve um movimento organziado para restaurar o presídio e abri-lo para visitação como um centro de cultura popular.  Ao lado dos mercados de Salvador, Aracaju, Fortaleza e Natal, reúne milhares de produtos que epresentam a excitante produção cultural regional.

Seus três pavilhões abrigam artesanato de todos os tipos, em blocos de dois andares. 

E finalmente, uma das igrejas da cidade, Madre de Deus, com sua decoração interna rica e solene. O centro de Recife, assim como as áreas centrais de Salvador, Rio de Janeiro, São Luís e até de São Paulo, possuem segredos arquitetônicos e culturais que merecem uma exploração minucosa em meio a ruas estreitas, prédios antigos e lojas diferenciadas graças aos seus produtos específicos.  Andar pelas ruas urbanas brasileiras, em pleno clima tropical, é experimentar uma sensação única da atmosfera sul-americana. 

Um comentário:

Beatriz Morgado disse...

Oi, Trigo!
Espero que tenha se divertido bastante em Recife! É um lugar maravilhoso!
Pude acompanhar pelo seu blog todos os lugares que você passou e registrou fotografando! Adorei as descrições, matou um pouquinho da curiosidade. Espero poder conhecer este pedaço do Brasil um dia...
Parabéns pelos posts e obrigada por compartilhar conosco!
Beijos,

Beatriz