terça-feira, 17 de março de 2009

Fórum Panrotas 2009

Fotos: Luiz G. G. Trigo
Está acontecendo em São Paulo, nos dias 17 e 18, a sétima edição do Fórum Panrotas, com as tendências do turismo para 2009. É o evento mais representativo do trade, onde as maiores lideranças encontram espaço para falar a um grande público interessado nos caminhos do setor de viagens e turismo brasileiro. Guilherme Alcorta, presidente do Panrotas e idealizador do Fórum, abriu o encontro com seu estilo gentleman e objetivo. Com 35 anos de idade, Panrotas é hoje uma marca brasileira que entendeu perfeitamente o que significa "sociedade da informação". Sua frase repetida na abertura: "Crise nada mais é do que o estado de ânimo do cenário que nos rodeia."


O Ministro do Turismo, Luiz Barreto, fez a primeira palestra. Falou dos números do turismo, dos preparativos para a Copa de 2014, que os mercados europeus e norte-americanos estão mesmo em crise e que a nossa opção é pelo mercado interno e sul-americano. Adorei quendo ele disse que esá qualificando alguns museus e parques nacionais para receber turistas, afinal conscientizar museólogos e alguns ambientalistas ortodoxos sobre a imporância do turismo é uma tarefa difícil, pois vários sofrem de ignorância ou preconceito perante a área.


O encontro é uma oportunidade de ver e ser visto, de encontrar amigos, ex-alunos e a turma da área. Acima estão Maria Chianca, da primeira turma de Lazer e Turismo da EACH-USP (trabalhando na Alcântara Machado) e Guilherme Fussi, da GOL.


Todos os presidentes das seis maores companhias aéreas estiveram presentes e foram mediados por William Waac. Acima estão Constantino (GOL) e Barione (TAM) em primeiro plano. Foi um debate onde as pequenas acusaram as grandes companhias aéreas de terem regalias como melhor preços para combustível, manipular tarifas e rotas e que uma terceira empresa seria desejável para quebrar o duopólio. A GOL e a TAM deixaram claro que o mercado é livre, que começaram pequenas e cresceram por sua competência e que uma terceira empresa depende do tamanho e densidade do mercado. "Vejam os grandes países do mundo, com exceção dos EUA, quantas empresas aéreas a Espanha, Alemanha, França, Japão, Itália ou Austrália possuem?", perguntou o presidente da TAM. Ninguém respondeu.

O lugar do evento foi novamente a sede da Federação do Comércio de São Paulo, um prédio moderno e confortável na Av. Nove de Julho, ao lado da FGV.

A manhã começou com um café frugal e teve um almoço patrocinado pela Bahia que estava bem gostoso. Compareceram empresários, profissionais, acadêmicos, políticos, sindicalistas e alguns estudantes.

Parte da turma acadêmica: Edna, da Universidade São Judas Tadeu; Gracira, da Universidade Anhembi-Morumbi; e Marcelo Vilela, da USP e presidente da ABBTUR-SP. Marcelo é eu amigo de universidade e Gracira está na UAM desde longa data, sempre bem humorada e disposta.



Uma foto dos irmãos empresários: Alexandra Caprioli, do Campinas Convention Bureau, da Caprioli Turismo e da PUC-Campinas e José Mário Caprioli, presidente a TRIP. José Mário estava muito à vontade para discutir e debater com as companhias aéreas concorrentes. Ele e o presidente da Azul mostraram que são competidores tranquilos, mas rápidos e objetivos na busca de suas metas.

Outros amigos: Eduardo Sanovicz, da EACH-USP e da Reed Exhibitions e Juarez Cintra, da Ancoradouro. Juarez organiza uma grande feira da Ancoradouro para os agentes de viagens, geralmente em Águas de Lindóia, também local da feira da AVIESP. O interior de São Paulo é poderoso. Aliás, os lugares badalados por vários palestrantes para exemplificar descolados e ricos foram o Chile e Campinas.

Falando em interior... Luiz Alberto Timossi, da Orecap Campinas, velho amigo pessoal e do turismo; William Périco (ao centro), presidente da Aviesp e da Wings Turismo, de Rio Claro; e Guilherme Fussi, da GOL. William e eu trabalhamos na Abreu Campinas, de 1985 a 1987, depois fui para a universidade e ele, pouco tempo depois, para sua empresa.

Todo simpático, com uma mochila enorme andando pelo evento, estava Ricardo Freire, da coluna http://www.viajenaviagem.com/ . Freire inovou publicando dicas, notas e dados sobre viagens pelo Basil e pelo mundo.

Vera Marcellino é a assessora de imprensa da Aviesp e de várias outras empresas ligadas a turismo e lazer. Super-conhecida no trade, é minha mais antiga editora em operação, pois é a responsável pela revista mensal Aviespão onde tenho coluna desde a pré-história. Ao seu lado, Marcelo Von Schneider, Gerente Executivo do Campinas e Região Convention & Visitors Bureau.


E para terminar, a turma acadêmica reunida no almoço: (da esquerda para a direita) Alexandra Caprioli (PUC-Campinas), Douglas Dias (ex-aluno na USP), Mariana Aldrigui (USP), Karina Solha (USP) e Laura Sancti (PUC-Campinas).
Se quise saber muito mais sobre o evento acesse: http://www.panrotas.com.br/


Um comentário:

Todos sabem quem sou eu! disse...

Valeu pela foto, Trigo!
Abs. Marcelo Vilela