sexta-feira, 6 de março de 2009

Chorinho no centro de São Paulo

A rua General Osório é no centro apertado de São Paulo, perto da Santa Efigênia. É uma via onde se concentra o murundum de lojas de artigos musicais, um dos muitos clusters comerciais paulistanos. Uma delas ostenta um nome hodierno: Contemporânea, no número 46 da dita rua. Mas aos sábados, pela manhã, ela se transforma em um dos tesouros culturais clássicos da cidade. 

Basta entrar, atravessar a loja e enfiar-se por um corredorzinho estreito. É como passar para  outro lado do espelho do tempo. Lá reune-se a velha guarda do choro paulistano, em um salão pequeno que fica lotado de gente quietinha  ouvindo, sentindo e curtindo os mestres do chorinho esgarçando os limites entre realidade e a ascese, entre a rua congestionada e a serenidade profunda perdida nos labirintos do tempo.

A sala á decorada com fotos, desenhos, bandeiras, flâmulas, quadros, ícones e fitas coloridas que formam o caudal de saudades, alegrias, momentos gostosos e esperanças malucas que se encontra no chorinho bem tocado e bem sentido. 


Dos rostos imortalizados nos corações das pessoas às gravações digitais atuais, assiste-se à permanente construção e reconstrução de uma antiga cultura das ruas e varandas, dos salões com piso de taboas de madeira e da cerveja gelada, bebida preguiçosamente ao redor de uma mesa cheia de delícias e conversas descompromissadas.

Ver ao vivo é insuperável, mas vale a tentativa. 

Nas faces dos velhos (com todo o respeito) às vezes pode se deslumbrar a beleza da existência humana com suas intimidades e subjetividades, tão exclusivas quanto preciosas...

O silêncio deixa a música se esgueirar pelos cantinhos mais antigos do imaginário.

Não há muito o que escrever. Só indo lá ouvir. 



Aí está o Richard (marido da Mariana Aldrigui) enamorado dos metais da loja. 

Nem parece a frente de um salão da memória, não é?

Todos os sábados, pela manhã, tem chorinho no pedaço. Quem nos indicou foi o colega Eduardo Yázigi, da Geografia da USP. Grande dica do mestre e amante da cidade de São Paulo.


Quem quiser saber mais sobre a casa pode acessar www.contemporaneanet.com.br 

Nenhum comentário: