quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

São Paulo - Indicadores e pesquisa do turismo 2008

São Paulo é uma cidade complexa, diversificada e assusta algumas pessoas pelo tamanho e voracidade. Bobagem, quando se penetra na intimidade e nos segredos paulistanos as pessoas descobrem que, entre coisas boas e ruins, restam muitas opções altamente positivas. São Paulo é excitante. Excitante como? Em termos sexuais, gastronômicos, culturais, comportamentais, sociais, de consumo e de convivência com os outros.


São Paulo é multifacetada e precisa ser vista de vários ângulos, com diversos focos de atenção e diferentes momentos de aproximação. Por exemplo, onde é essa rua arborizada, tranquila e com atmosfera bucólica...

... onde vilas pacatas acolhem seus moradores em pequenos quintais e cômodos estreitos que lembram os bairros interioranos?

A rua e a vila ficam ao ladinho da Av. 23 de Maio, uma das principais rotas de trânsito e congestionamento da cidade. O viaduto ali é o Pedroso de Moraes. Em sua parte inferior está um alojamento para pessoas desabrigadas.
Percebe os ângulos diferentes e os contrastes da cidade? Existem aos milhares. Para entender melhor esse mundo urbano a São Paulo Turismo - www.spturis.com - fez um evento hoje no Hotel Renaissance para distribuir dois documentos:
Indicadores e Pesquisas de Turismo 2008 e
Relatório de pesquisa - Dimensionamento e caracterização da demanda turística no município de São Paulo, em conjunto com a FIPE - Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas.
O presidente da São Paulo Turismo é o ex-ministro Caio Luiz de Carvalho; a diretora de Turismo e Entretenimento é Luciana Leite; e a coordenação técnica da pesquisa é de Beatriz Lage, professora titular aposentada da USP e criadora do curso de Lazer e Turismo da EACH-USP. Eles e suas equipes estiveram presentes ao evento que reuniu a turma interessada e turismo da cidade.
Mas vamos a alguns dados mais relevantes das publicações:
Em primeiro lugar Caio Carvalho sempre insiste em citar não apenas turismo mas também entretenimento quando fala de São Paulo. Corretíssimo. A nossa cidade é uma teia de festas, atrações, eventos, lugares ofertas multifacetadas de atividades ligadas à cultura e entretenimento.
A cidade é líder em eventos, sediando 90 mil eventos por ano, com 75% do mercado brasileiro de grandes feiras. Pontos positivos também para o São Paulo Convention & Visitors Bureau e para a Reed Exhibitons, entidades altamente profissionalizadas que ajudam a divulgar a cidade e captar eventos.
O documento analisa detalhadamente os seguintes eventos:
Adventure Sports Fair
Bienal do Livro
Carnaval
Francal
GP Brasil de Fórmula 1
Hospitalar
Parada de Orgulho LGBT
Salão do Automóvel
Virada Cultural
Os principais estados emissores de turistas são: São Paulo (interior e litoral, com 25,7%), Minas Gerais (13,1%), Rio de Janeiro (9,3%), Santa Catarina (8,8%), Paraná (7,8%), Rio Grande do Sul (5,5%), Bahia (5,1%), Pernambuco (3,8%), Espírito Santo (3,7%) e Mato Grosso do Sul (2,4%).
Os principais países emissores de turistas são: Estados Unidos, Argentina, Alemanha, França, Portugal, Itália, Espanha, Inglaterra, Chile e México.
A página de avaliação da cidade é reveladora. Os pontos positivos mais acentuados são:
Hospitalidade do povo: + 98,7% (com apenas -1,3%)
Restaurantes e gastronomia: + 98,1% cada (com apenas -1,9%)
Alojamento: + 97,6% (com apenas -2,4%)
Diversão noturna: + 96,8% (com apenas -3,2%)
Serviço de táxi: + 93,5% (com apenas -6,5%)
Viram? Somos hospitaleiros em primeiro lugar, podem visitar nossa cidade que serão bem tratados(as), aliás como somos muito bem tratados quando visitamos outros lugares do Brasil. O nosso país possui, em geral, um elevado nível de atenção e hospitalidade e São Paulo reflete essa característica. Sem contar a gastronomia e os hotéis, pontos altos do mundo paulistano e a farra noturna que é DEZ! (os 3,2% que não gostaram estavam em seus maus dias de humor). E viu nossos táxis? A São Paulo Turismo e o São Paulo Convention organizam cursos permanentes para capacitação dos motoristas de táxi e a própria classe se estrutura para melhorar constantemente o serviço.
Os pontos negativos mais acentuados são:
Sinalização: + 66,7% (com - 33,4%)
Limpeza: + 66,5% (com - 33,5%)
Rodovias: + 62,6% (com - 37,4%)
Segurança pública: + 61,7% (com - 38,3%)
Entendemos o recado. Mais limpeza e segurança. Quanto ao trânsito é dificil mesmo, mas o metrô, os ônibus e os táxis podem evitar que o turista fique dirigindo e se estressando pelas ruas. Nos finais de semana e feriados a coisa melhora, mas a sinalização é difícil até mesmo para nós que vivemos na urbe.
Números da cidade:
45 shopping centers (uns 70 na região metripolitana)
160 teatros
67 parques e áreas verdes
59 ruas de comércio especializado
110 museus
42.000 apartamentos no parque hoteleiro

Como diz o slogan do São Paulo Convention & Visitors Bureau, São Paulo é tudo de bom!
Para terminar deixo a foto da chuva chegando ao bairro da Aclimação nessa tarde de quarta-feira. A chuvarada caiu enquanto eu escrevia a postagem e as ruas ainda estão úmidas e reluzentes. E São Paulo não para.






Nenhum comentário: