quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

São Paulo Convention & Visitors Bureau - Nova gestão

Fotos: Luiz GG Trigo
A imagem de São Paulo mudou bastante nas últimas duas décadas graças ao trabalho, criatividade e tesão de muitas pessoas que decidiram falar ao mundo que a cidade é muiiiiito legal e excitante. Viver São Paulo é uma das experiências hiper-modernas por esses lados da galáxia e eu posso cantar a cidade descaradamente porque não nasci aqui (sou de Campinas, centro da galáxia), mas me sinto em casa e à vontade na Paulicéia. 
A foto acima é o buraco central da estação da Sé (metrô). 

Um dos responsáveis pela imagem mais positiva da cidade é o São Paulo Convention and Visitors Bureau (SPCVB), criado em 1983 por Mário de Mello Faro, seu primeiro presidente, tendo como superintendente executiva Ana Maria Marcondes Machado (1983-1985). Na foto acima, Roland de Bonadona (Accor) conversando animadamente com seu colega da Sol- Meliá, cujo nome escapou a este relapso blogger, em pleno coquetel.

Peter Kutuchian é o publisher do www.hoteliersnews.com.br, onde tenho uma coluna quinzenal sobre gestão, cultura e ciclos históricos do trade

Guilherme Alcorta (www.panrotas.com.br) e Annie Morrisey, a nova presidente do SPCVB. Ela é britânica mas encontrou em Sampa um lugar especial para viver e trabalhar. Guilherme é o idealizador do Fórum Panrotas, um dos mais importantes eventos de turismo deste país, que será nos dias 17 e 18 de março. http://www.panrotas.com.br/forum/ 

Orlando José Vieira de Souza, presidente de 2005 a 12/02/2009, fez um discurso estética e corporativamente correto dando conta de seus quatro anos a frente do maior convention da América Latina.  Orlando liderou uma equipe que é atenciosa, competente, descolada e que ouve seus parceiros e colaboradores. O SPCVB é tudo de bom.

Aline e Beatriz Lage, da SP-Turismo. Beatriz (dir.) está feliz da vida porque depois de instalar o curso de Lazer e Turismo da EACH-USP, aposentou-se da universidade e agora coordena uma equipe de pesquisa na SP-Turismo. Seu chefe, Caio Carvalho, fez um rápido discurso e saiu antes que eu pudesse fotografá-lo. 

O toque absolutamente chic e sofisticado da festa foi o local: Museu da Língua Portuguesa, na parte frontal superior da Estação da Luz.

Mariana Aldrigui (USP, AVT, ABBTUR-SP) pairou sobre a festa em uma névoa bio-fashion e geo-urbana pós-industrial. 

André Posada (FOHB) e Eduardo Sanovicz (USP e Reed Exhibitions). André foi professor do Senac-SP e participou comigo do projeto Disney-Senac SP. Eduardo foi da SP-Turismo, da Embratur e agora é colega da USP, além de amigo de bons copos e pratos.  

Parte da equipe da SPCVB. Uma turma jovem, bem capacitada e treinada, com paixão pelo que faz e com vontade de colocar a imagem de São Paulo junto às melhores imagens das cidades brasileiras e mundiais. 

Nosso ex-aluno, Fred. Graduado em Educação Física e pós-graduado em gestão, acabou de graduar-se na primeira turma de Lazer e Turismo da EACH-USP. Está a algum tempo inserido no mercado (no SPCVB)  e encontrou espaço privilegiado para exercer sua nova profissão. Obs. Era um ótimo aluno.

O bufê foi preparado por Patê Maison, um dos excelentes serviços gastronômicos de São Paulo. Tem 25 anos, como o SPCVB.  www.patemaison.com.br 

E por último, mas muito importante, Toni Sando de Oliveira (esq.), Superintendente Executivo do SPCVB desde 2005 e que continua no cargo.  Toni lidera uma equipe ágil e joga junto em todas as posições. Tem grande responsabilidade no sucesso do Convention

Todos os presidentes do SPCVB:

Mario de Mello Faro (1983-1985)
João Doria Junior (1985-1986)
Roberto Gheler (1986-1988, 1993-2005)
Carlos Fernando Heckmann (1988-1990)
Luiz Antonio de Oliveira Cabral (1990-1992)
Altino João de Barros (1992-1993)
Orlando José Vieira de Souza (2005-2009)
Annie Morrissey (2009-....)

E por último uma citação de Guimarães Rosa. Lembro que Machado de Assis está em exposição temporária no museu de Língua Portuguesa, um museu fantástico e inebriante (ainda mais em um coquetel).

Nenhum comentário: