domingo, 13 de julho de 2008

2001, o filme - 40 anos


"Não tendo encontrado em toda a Galáxia nada que fosse mais precioso que a Mente, encorajaram o seu aparecimento em todos os lugares. Tornaram-se lavradores nos campos das estrelas, semeando e, às vezes, colhendo."

2001. Odisséia Espacial Arthur Clarke - Ed. Expressão e Cultura, 1985. p. 170


Em 1968, Stanley Kubrick lançou o filme 2001 - uma odisséia no espaço, baseado no genial romance de Arthur Clarke, escrito justamente para ser um filme de Kubrick.

O livro e o filme são sobre o ser humano. De onde ele veio, quem é e para onde vai. Apesar das teorias mais vançadas da ficção científica, o mistério humano permanece.


Essa cena, a saída de uma sonda da nave mãe, representa a busca pelo conhecimento na imensidão do espaço, seja o espaço real, virtual, tecnológico ou psicológico.

Quarenta anos depois Clarke e Kubrick estão mortos;

A Pan Am, dona da nave que aparece no filme, faliu;

Os computadores ainda não são como HAL, mas também superaram a imaginação dos escritores de ficção da década de 1970. Ninguém previu a internet;

Ainda não encontramos vida fora da Terra;

O ser humano não chegou a outro planeta, apenas à Lua, mas nossas naves já saíram do sistema solar;

2001 continua a ser um clássico da ficção científica, seja como romance ou filme.



A cena acima é Dave Bowman, o astronauta, penetrando nos corredores da nave onde s ealoja a memória de HAL, o computador ensandecido que quer destruir a tripulação. É nossa busca e medo pelo conhecimento. Nossos dilemas perante a lógica e a epistemologia; perante a natureza e a tecnologia.

Um outro clássico sobre os dilemas da lógica humana erobótica estão em Eu, robô, de Isaac Asimov (escrito em 1950).
Lembra das 3 leis da robótica?
1. Um robô não pode ferir um ser humano ou, por omissão, permitir que um ser humano sofra algum mal.
2. Um robô deve obedecer as ordens que lhe sejam dadas por seres humanos, exceto nos casos em que tais ordens contrariem a Primeira Lei.
3. Um robô deve proteger sua própria existência, desde que tal proteção não entre em conflito com a Primeira e a Segunda Lei.
Fácil e lógico, não? Tente definir sofrer, mal, omissão, proteção... Por isso é que HAL e os robôs de Asimov, assim como nós, humanos, temos contradições, incoerências e erros.
Quarenta anos depois, em 2008, o mistério humano e cósmico permanecem. Quem sabe em 3008...

Nenhum comentário: