segunda-feira, 12 de maio de 2008

Beatriz Helena Gelas Lage - novos desafios

Beatriz Lage aposentou-se da USP. Começa a trabalhar esta semana como assessora de Caio Luiz de Carvalho na São Paulo Turismo. O novo coordenador do curso de Lazer e Turismo da EACH/USP é Ricardo Ricci Uvinha, um nome na área de lazer e de turismo de aventura. Eu passei a coordenar o Núcleo de Lazer e Turismo da USP.
Mas vamos à Beatriz Lage. Ela foi a responsável pelo projeto e implantação do curso de Lazer e Turismo na EACH - Escola de Artes, Ciências e Humanidades da USP, a famosa USP-Leste. Não é fácil fazer isso em uma universidade pública. Hoje o curso tem 21 professores (as) das diversas áreas que articulam o setor de lazer, viagens, turismo, hotelaria, gastronomia e entretenimento, além das disciplinas como administração, economia, geografia, direito, patrimônio histórico...
Conheci Beatriz na década de 1990, quando ela me convidou para escrever A importância da educação para o turismo, em seu livro Turismo Teoria e Prática (São Paulo: Atlas, 2000). Não tiro uma letra do que escrevi a oito anos atrás, o que me satisfaz imensamente. Depois dei aulas no MBA da FEA/USP que ela coordenava, tive seu apoio para prestar a livre docência na Escola de Artes e Comunicações e finalmente prestei concurso para a USP-Leste no final de 2004, onde passei a trabalhar com ela e uma equipe sempre crescente de colegas. No início, em 2005, éramos apenas a Beatriz Lage, o Edson Leite, Ricardo Uvinha, Regina Almeida e eu, Luiz Trigo. Apelidaram o grupo de panetone. Teve até uma festa dos alunos: Panetone na Lage.
Foram momentos interessantes. Pela segunda vez na vida participava da implantação de algo totalmente novo (a primeira vez foi em Águas de São Pedro, no Hotel-Escola do Senac-SP).
Este é o quarto ano da EACH. Missão cumprida, Beatriz parte para outros campos. Mas nossos alunos e alunas continuarão a ter contato com ela, afinal a Mariana Aldrigui, professora responsável pelos estágios, sempre articula projetos com a SP-Turismo (além dos contatos no SP Convention Bureau e dezenas de empresas privadas da área).
Beatriz Lage aposenta-se carregando pedras turísticas. Votos de continuação de sucesso e muita diversão.

Nenhum comentário: