sábado, 24 de novembro de 2007

Novidades européias: livros e coisas

Saiu o anuario da revista britânica The Economist, "The world in 2008". A Airbue é vingativa e deu o troco. Ano passado a revista criticou o atraso da entrega do A380 e comentou sobre os bilhoes de prejuizo para a empresa. Na edicao deste ano, logo nas duas primeiras paginas internas, a Airbus colocou uma bela publicidade com a silhueta do A380 ao fundo afirmando que o jato é mais moderno que qualquer coisa do passado ou do futuro recente.
Na capa o presidente francês, o iraniano,o Dalai Lama, a selo dos EUA, o aquecimento global e um encarte especial dedicado a China.
Algo sobre o Brasil? So um pequeno box afirmando falamos mais do que fazemos e somos o botton line do BRIC, tudo isso ilustrado com um grafico (pag. 113). Sobre entretenimento, viagens e turismo as perspectivas sao boas. O destaque é a abertura dos céus entre Europa e EUA a partir de abril de 2008. O novo acordo permitira que qualquer companhia aérea européia voe para os EUA livremente - e vice-versa. Muito bom para a competitividade.
Acabou de sair na Franca o livro "Les dillemes du tourisme" (Paris:Vuibert, 2007). Comenta os dilemas da ética, do petroleo, do capital social, da economia, da sociologia, da geopolitica e dos desastres e terrorismo. Nada mal, pois assim as pessoas entendem mais facilmente que o turismo é algo além da economia e de um simples gerenciamento.
Um outro livro importante é: "Turismo hoy: ganadores y perdedores, alternativas meridionales" (Madrid: Editorial Popular, 2007). Sao varios autores: Bernard Duterme, Anita Pleumaron etc. O livro discute o modelo de desenvolvimento do turismo nos paises pobres, as mulheres, a ética, turismo global, o meio ambiente e areas pobres como a Africa. Uma analise diferente dos modelos tradicionais em geral dirigidos apenas ao turismo de massa e aos grandes centros.
A Tashen publicou um tijolo ilustrado intitulado "The great scapes of the world". O livro é sobre destinos paradisiacos e descolados do mundo, onde o principal atrativo é a beleza natural. O Brasil foi contemplado com quatro destinos do nordeste, todos pequenas pousadas e hotéis boutique.

Nenhum comentário: