sábado, 24 de novembro de 2007

Afinal, o que vim fazer em Nice?

Vim para a reuniao anual de professores e estudantes da Global Travel and Tourism Partnership - GTTP. Esse grupo é bancado pela Lufthansa, KLM, Starwood Hotels, Amadeus, Hertz, American Express, HRG e World Travel and Tourism Council. A Lufthansa deu os vôos, o grupo Amadeus, em Antibes, sediou o meeting e nos hospedamos no Le Meridién, em Nice.
Nove paises fazem parte do grupo: Brasil, Reino Unido, Irlanda, Africa do Sul, Jamaica, Hong Kong, Canada, Russia e Hungria.
Este ano tivemos a apresentacao dos trabalhos de alunos e professores que analisaram o tema: "Patrimônio cultutal: quem se beneficia?". Cada pais trouxe um professor e dois estudantes como prêmio pela escolha do melhor trabalho e esses foram apresentados aos parceiros globais.
Assistimos analises de como antigas minas irlandesas, casas senhoriais da Russia ou Jamaica, castelos hungaros ou canadenses fazem parte do patrimônio cultural que beneficia turistas, as proprias cidades e suas comunidades. O Brasil apresentou o trabalho da ONG Fênix, de Santana do Parnaiba (SP) e mostrou como uma equipe de jovens profissionais ajuda a restaurar edificios historicos. Esse grupo é auxiliado pelo SENAI de Minas Gerais e realiza trabalhos em varios lugares do Brasil, inclusive em Santana do Parnaiba.
No Brasil, a GTTP é representada pela Academia de Viagens e Turismo, que foi dirigida por 12 anos pela Profa. Regina Almeida, da geografia da USP. Eu dirigi a AVT por quase dois anos e essa metodologia desenvolvida pela Regina foi a base do trabalho aplicado junto ao Ministério do Turismo denominado "Caminhos do Futuro", desenvolvido em 16 estados brasileiros. Veja o site www.caminhosdofuturo.com.br
O trabalho no Brasil é feito para as escolas publicas de nivel médio e destina-se a disseminar e concolidar conceitos e métodos para um turismo consciente, sustentavel e bem articulado com a comunidade e as empresas responsaveis.

Um comentário:

Unknown disse...

Trigo,

Apenas para registrar que estou acompanhando sua viagem e seu blog que, aliás, merece ser parabenizado pelo seu ótimo conteúdo!

Abraços,

Rafael Godoi (rafaelbgodoi@hotmail.com)